Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Parentalidade é tema de fórum realizado na Ufac

Parentalidade é tema de fórum realizado na Ufac

publicado: 16/05/2018 15h10, última modificação: 16/05/2018 15h10

O curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza na próxima segunda-feira, 21, o Fórum Parentalidades: Direito e Cidadania no Século 21. A programação tem início às 13h, no Teatro Universitário.

Além do tema central do evento, outros três grandes eixos serão discutidos em mesas-redondas: parentalidades e os direitos fundamentais, o direito à diferença e a quem interessa meu corpo? Cada mesa será composta por três palestrantes, que terão até 20 minutos para discutir os temas.

“Uma diferença do formato desse fórum está na composição de cada mesa. Queremos dialogar com vários saberes, do empírico ao acadêmico”, explica o coordenador do evento, professor Francisco Pereira. “A ideia é reunir aqueles que falam, defendem e pesquisam sobre as diversidades de relacionamentos, afetos e socialização.”

As inscrições para o Fórum Parentalidades: Direito e Cidadania no século 21 podem ser feitas pela internet ou no local do evento. “O fórum é aberto ao público e tem como objetivo demarcar e trazer a narrativa de que o papel do Estado é resguardar e proteger a diversidade de relacionamentos, afetos, companheirismo, independente da forma de parentesco”, salienta Pereira.

Entre os debatedores, estarão o defensor público Rafael Figueiredo; os professores Francisco Pereira, Madge Porto e Fábio Silva; a militante indígena Soleane Manchineri; o procurador-geral adjunto para assuntos jurídicos do Ministério Público, Sammy Barbosa; a coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre, Raimunda Bezerra; o advogado Charles Brasil; a socióloga e feminista interseccional Jaycelene Brasil; a desembargadora Eva Evangelista; a ativista Rubby Rodrigues; e a psicóloga Talita Mortari.