Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Performance de alunos do CAP é apresentada na Ufac

Performance de alunos do CAP é apresentada na Ufac

publicado: 13/08/2018 13h18, última modificação: 13/08/2018 15h37

O projeto Tem Teatro na Ufac apresenta a performance “Cidadãos do Mundo”, nos próximos domingos de agosto, dias 19 e 26, às 18h, no anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac). A entrada é gratuita.

O espetáculo é fruto do trabalho do Grupo de Experimentação em Artes do Corpo, coordenado pelo professor Cauê Camargo e pela acadêmica e estagiária em Artes Cênicas, Jailanne Almeida, junto a alunos de ensino médio do Colégio de Aplicação (CAP).

Jailanne explica que a ideia inicial era trabalhar elementos de variadas culturas. Porém, com a observação do repertório corporal dos estudantes, surgiram outras temáticas e se destacou o corpo na sociedade e no cotidiano. A estagiária ressalta ainda que o grupo tem a responsabilidade política e pedagógica de fazer com que suas ações tenham repercussão nos meios digitais e na internet.

“O grupo viu a necessidade de falar sobre o cidadão que traz dentro de si, não apenas do seu município, Estado ou país, mas do mundo inteiro”, conta. “Atualmente, a todo momento temos uma nova informação e aí entra uma questão: o que absorvemos e usamos no nosso dia a dia?”

A performance é criação de um coletivo de subjetividades, na qual o corpo é explorado sem fragmentação. Os poemas lidos ao longo da peça são todos criados pelos atuantes. “São palavras que tentam descrever a sensação que um movimento deixou e ficou em nós”, dizem eles. “Somos o todo, o contexto; somos cidadãos do mundo.”

A apresentação é uma realização do curso de Artes Cênicas: Teatro, da Ufac, com apoio das Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão e Cultura.