Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Pós em Letras forma 1º mestre estrangeiro da Ufac

padrao

Pós em Letras forma 1º mestre estrangeiro da Ufac

publicado: 08/03/2018 15h18, última modificação: 08/03/2018 15h18

Jesús José Carranza é o primeiro estrangeiro formado por um programa de pós-graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac). Peruano, ele acaba de concluir, com mérito, seus estudos no mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, através do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (Paec), da Organização dos Estados Americanos, uma parceria entre instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, da qual a Ufac faz parte desde 2016.

“Com a adesão das universidades brasileiras ao Grupo Coimbra, frente ao Paec, tivemos a oportunidade de avançar em uma das nossas missões institucionais, que é a internacionalização, consolidando, também, o avanço na nossa pós-graduação”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Josimar Batista.

Com orientação do professor Gerson Albuquerque, Carranza defendeu a dissertação intitulada “Narrativas del Descentramiento en ‘La Noche es Virgen’, de Jaime Bayly, y ‘La Virgen de Los Sicarios’, de Fernando Vallejo”. A banca examinadora foi composta pelos professores Francisco Bento da Silva e Gisela Maria Braga.

Contendo 152 páginas, o estudo foi apresentado antes do término do prazo de 24 meses para conclusão da pesquisa e deve, em breve, ser publicado no formato e-book pela editora Nepan.

“Optei por fazer uma análise identitária de dois romances latino-americanos que são contemporâneos e refletem problemáticas que atravessam toda a América Latina”, disse Carranza. “Conflitos sociais, raciais, de gênero e políticos são comuns, infelizmente, à nossa realidade e são retratados nas obras e, portanto, no meu trabalho.”