Notícias
Pós em Produção Vegetal intensifica etnobotânica
O programa de pós-graduação em Produção Vegetal, da Universidade Federal do Acre (Ufac), recebe pela primeira vez, de forma integral, a disciplina de Etnobotânica. A aula inaugural foi realizada nesta terça-feira, 10, com participação de professores e alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).
De acordo com o coordenador do programa, Marcio Martins, a disciplina já existe há 21 anos, mas sempre foi oferecida apenas parcialmente no Acre. “Esse tipo de cooperação interinstitucional é importante para fortalecer a imagem da universidade junto à Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e exigida para que as instituições de ensino superior sejam melhor avaliadas”, explicou.
A matéria faz parte do Programa de Cooperação Acadêmica, a partir de projeto aprovado em parceria com UFSC, Inpa, Unesp e Ufac. “O objetivo é possibilitar a mobilidade de alunos e professores, promovendo troca de experiências, além de possibilitar que futuros profissionais de várias regiões brasileiras possam conhecer a Amazônia”, disse o professor da Unesp, Lin Chau Ming.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Josimar Batista, este é um momento de integração e aprendizado. “É um processo que queremos fortalecer cada vez mais, trazendo parceiros de outras instituições para ministrar aulas na Ufac.”
As aulas serão realizadas durante todo o mês de julho, com a parte teórica no campus-sede da Ufac e a prática na reserva extrativista Chico Mendes. Os professores convidados para a disciplina são: Natália Hanazaki (UFSC), Lin Chau Ming (Unesp) e Vladerly Kinupp (Inpa).