Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Pré-Enem ‘Tô na Ufac’ reúne alunos para celebrar aprovação
conteúdo

Notícias

Pré-Enem ‘Tô na Ufac’ reúne alunos para celebrar aprovação

publicado: 02/05/2018 16h40, última modificação: 02/05/2018 16h40

A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, se reuniu na tarde dessa segunda-feira, 30, no Centro de Convenções, com alunos aprovados na instituição por meio do pré-Enem gratuito “Tô na Ufac”. O curso é ministrado por alunos de graduação em parceria com a Diretoria de Ação e Extensão, unidade vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

O encontro foi uma oportunidade para comemorar a aprovação e apresentar as atividades acadêmicas oferecidas pela universidade.  No total, 109 alunos ingressaram na Ufac por meio do cursinho, que inclui o projeto de extensão “Med Aprova”, organizado e idealizado por acadêmicos de Medicina desde 2009.  

Em 2016, o Ministério de Educação destinou recurso para a atividade, o que potencializou e estendeu a ação aos municípios de Brasileia, Capixaba, Assis Brasil e Xapuri. Nesses locais as aulas acontecem a cada 15 dias, com disciplinas alternadas. 

Atualmente o projeto conta com nove turmas e este ano foi ampliado para o público indígena. “Esses dois projetos são uma grande oportunidade para quem não pode pagar um curso preparatório”, disse a reitora Guida Aquino. “A Ufac quer, cada vez mais, oferecer esse tipo de programa para alcançar maior quantidade de pessoas.” 

Aprovado na Ufac para o curso de Física, Cosmo da Silva, do município de Xapuri, é um dos que participaram do pré-Enem. “É vital para que as pessoas tenham a chance de acesso à educação universitária pública”, opinou. “Eu tive a oportunidade de fazer esse cursinho e estou aqui muito feliz.” 

O professor Ítalo Iuri diz que o programa, além de trabalhar com educação, lida com o sonho dos alunos que querem cursar uma universidade federal. “Eu vim de um projeto semelhante e me sinto no dever de retribuir”, contou. “Ano passado assumi a coordenação e as parcerias se fortificaram; agora eu posso contribuir mais.” 

Também estiveram presentes no encontro o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa; o diretor de Ação e Extensão, Valmir Freitas; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Richard Brilhante. 

(Andressa Mendes, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)