Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas

Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas

publicado: 04/06/2018 15h52, última modificação: 04/06/2018 15h52

Os alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) podem concorrer ao 29º Prêmio Jovem Cientista, cujo tema é “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. As inscrições e os trabalhos devem ser enviados até 31 de julho, pelo site www.jovemcientista.cnpq.br. Os projetos devem ser voltados às áreas de sustentabilidade ambiental, biodiversidade, empreendedorismo e educação.

O Prêmio Jovem Cientista é uma oportunidade para que os jovens apresentem suas ideias e proponham soluções inovadoras para problemas da sociedade.  Os objetivos são revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em alunos e jovens pesquisadores. O prêmio é atribuído a cinco categorias: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio; Mérito Institucional; Mérito Científico.

Entre os temas a serem abordados pelos estudantes do ensino superior estão: benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas; biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano; empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais.

Para concorrer o aluno precisa estar frequentando curso de graduação ou tê-lo concluído a partir de 1º de janeiro de 2017, além de ter menos de 30 anos em 31 de dezembro de 2018.

Para a categoria de ensino médio, alguns temas são: comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas; empreendedorismo e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza; inovações para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar.

Podem participar os alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio, profissional e tecnológico que tenham menos de 25 anos em 31 de dezembro de 2018.

O concurso é realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1981; nesta edição, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Grupo Boticário e o Banco do Brasil.

(Andressa Mendes, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)