Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Professor da Ufac publica livro sobre governo de Hugo Carneiro

padrao

Professor da Ufac publica livro sobre governo de Hugo Carneiro

publicado: 28/03/2018 14h10, última modificação: 28/03/2018 14h10

O livro “Fábulas da Modernidade no Acre: A Utopia de Hugo Carneiro (1927 a 1930)” (Nepan Editora, 118 págs.), de autoria do professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sérgio Roberto Gomes de Souza, está disponível para download gratuito.

A obra, lançada este ano, foi produzida inicialmente como dissertação de mestrado, defendida em março de 2002 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E problematiza políticas públicas projetadas e, em parte, implementadas no então território federal do Acre, entre os anos de 1927 e 1930, no decurso do governo de Hugo Carneiro.

“O texto também enfatiza processos de resistências às ações governamentais, desenvolvidos por segmentos da população que demonstravam certa indiferença aos signos da modernidade”, comenta o professor Sérgio Roberto.

O livro está dividido em três capítulos: “Década de 20: Sopros de Modernidade no Acre”, “Assepsia da Cidade de Rio Branco: O Discurso Higienista e a Eugenia da Raça” e “Resistências à Modernidade”.

O autor

Sérgio Roberto é professor da área de história do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, com área de concentração em história da ciência e da técnica. Ele é graduado em História pela Ufac, possui mestrado em História pela UFPE e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).