Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Professor da Ufac revisa projetos de pesquisa da Nasa
conteúdo

Notícias

Professor da Ufac revisa projetos de pesquisa da Nasa

publicado: 21/08/2018 09h41, última modificação: 21/08/2018 09h41

O professor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Universidade Federal do Acre (Ufac), Luis Gustavo de Almeida, foi convidado pela Nasa, a agência espacial americana, para participar como revisor de projetos de pesquisa em edital recente aberto pela instituição. 

Aberto anualmente, o edital visa fomentar pesquisa em setores de interesse estratégico da Nasa, com linhas temáticas vinculadas a diferentes painéis. Docente do curso de Física da Ufac, Almeida revisou projetos do painel “Objetos Colapsados” (buracos negros e estrelas de nêutron, entre outros), área em que possui vasta experiência. 

“Para um astrônomo, é uma das maiores honras ser chamado para auxiliar um centro de referência em pesquisa espacial como a Nasa”, disse Almeida. “É uma prova de reconhecimento profissional ser escolhido entre astrofísicos do mundo todo e uma forma de aumentar a autoestima de nossos alunos, pois sabem que somente professores gabaritados entram para os quadros da Ufac.” 

O trabalho de revisão do professor foi realizado na cidade de Baltimore, no Estado de Maryland, nos Estados Unidos, entre os dias 15 e 17 de agosto. Todas as despesas foram custeadas pelo Programa de Análise de Dados Astrofísicos (Adap, na sigla em inglês), que incentiva a pesquisa em astrofísica na Nasa. 

Almeida é graduado em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de janeiro; mestre e doutor em Astrofísica Nuclear pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Trabalha na Ufac desde 2009.