Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Professor defende memorial para progressão de carreira

Professor defende memorial para progressão de carreira

publicado: 11/09/2018 12h09, última modificação: 11/09/2018 12h09

O professor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), Fernando Sérgio Escócio Drummond Viana de Faria, defendeu nesta terça-feira,11, seu memorial para promoção na carreira de magistério superior para a classe de Professor Titular da Universidade Federal do Acre (Ufac). Com a defesa, ele torna-se o mais recente professor da instituição a atingir o ápice da carreira na universidade.

Escócio possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-doutorado em Nanobiotecnologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Ao longo da carreira, dedicou-se à área de ciência e tecnologia de alimentos, com atuação em biotecnologia vegetal, pesquisas de produtos naturais voltadas à obtenção de insumos para energias limpas (hidrogênio, biodiesel, dimetil éter e gás de síntese), corantes naturais, fibras, ativos para bioindústrias, cosméticos, fitoterapia e transformação de produtos naturais.

Atualmente, dedica-se à nanobiotecnologia, com atividades de síntese de nanopartículas metálicas e poliméricas e funcionalização para uso medicinal e terapia fotodinâmica. “Ingressei na Ufac em 1987, através de concurso público, antes da exigência constitucional. Ao longo desses 30 anos de magistério superior, pude me dedicar dez anos a atividades de ensino, dez anos a atividades de extensão e esses últimos dez anos a atividades de pesquisa. Essa divisão não se dá por acaso; minha carreira acompanhou a evolução da universidade”, relembrou o professor durante a qualificação.

Progressão

Na universidade, o docente pode progredir em cinco classes, sendo a de Professor Titular a última a ser alcançada. Para conquistar o último nível, o professor apresenta um memorial, destacando fatos marcantes e méritos acadêmicos em sua trajetória.

A defesa do Memorial de Atividades Acadêmicas do professor Fernando Escócio foi avaliada pelos professores convidados Jamal Chaar e Spartaco Filho, da Ufam, e Ricardo Bentes, da UnB. A presidência da banca ficou a cargo do professor da Ufac, Jonas Filho. Fernando é o 12º professor do CCBN a conquistar o estágio de Professor Titular.