Notícias
Professor ministra palestra na Universidade das Antilhas
O professor doutor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Damián Keller, participou, como palestrante, das Jornadas Internacionais de Estudos Interdisciplinares, na Universidade das Antilhas, na primeira semana de junho.
Keller é coordenador e pesquisador do Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP), que envolve a Ufac e o Instituto Federal do Acre (Ifac). Em sua palestra, foram exemplificadas estratégias de desenvolvimento de ferramentas e resultados experimentais obtidos pela equipe do NAP ao longo de uma década de pesquisa em música ubíqua.
O evento, organizado pelo grupo de pesquisa Crillash, contou com a participação de vários pesquisadores da região caribenha, da Guiana Francesa, Guadalupe e Martinica, além de pesquisadores da região metropolitana da França e do Canadá.
Tanto na integração interdisciplinar — abrangendo trabalhos de antropologia, filosofia, letras, dança e música — quanto no compartilhamento dos resultados das práticas criativas, destacaram-se os aspectos culturais das manifestações artísticas martiniquenses.
O intercâmbio de conhecimentos mostrou o potencial de aplicação da pesquisa iniciada no NAP, voltada para traços culturais específicos que têm impacto na implementação e na incorporação de recursos tecnológicos nas práticas criativas.
Além disso, paralelamente ao evento, foram realizadas reuniões de trabalho dos representantes das universidades das Antilhas, Aix-Marseille e Laval. Um dos resultados foi o alinhamento de colaboração em torno da proposta elaborada pelos membros no NAP.
O foco do projeto é o desenvolvimento de estratégias inovadoras de interação para viabilizar resultados criativos, focando aspectos complexos do fazer musical por parte de leigos em música e por parte de músicos fora da sala de concerto e sem o apoio de conhecimentos técnicos especializados.
A participação de Keller teve o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac e dos organizadores do evento na Universidade das Antilhas — professor Apollinaire Anakesa, líder do grupo de pesquisa Crillash.