Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Professora da Ufac organiza livro sobre jornalismo e ética

Professora da Ufac organiza livro sobre jornalismo e ética

publicado: 13/07/2018 14h52, última modificação: 13/07/2018 14h52

A professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), Francielle Modesto, lança na próxima segunda-feira, 16, às 17h30, na sala multimídia do bloco Walter Félix 2, no campus-sede, o livro “Jornalismo e Ética em Pauta” (editora Fi, 120 págs.), do qual é organizadora.

O trabalho aborda os dilemas éticos que os profissionais de jornalismo e assessoria de imprensa vivenciam na profissão. Com oito capítulos, a obra é resultado da disciplina Ética e Assessoria de Imprensa, ministrada durante a especialização em Comunicação e Política, que teve a duração de um ano.

“O debate sobre ética profissional é muito relevante, pois permite não só uma formação mais qualificada dos nossos estudantes, mas também possibilita ao jornalista/assessor repensar e melhorar suas práticas, tanto nas redações quanto em relação aos seus assessorados”, disse Francielle.

Aluna da especialização, Juliene Ferreira escreveu o artigo “O Assessor de Imprensa e o Jornalista: Conflito Ético e a Realidade dos Profissionais na Cidade de Rio Branco”, no qual apresenta uma análise do comportamento ético e do relacionamento entre assessor e repórter, de acordo com as teorias estudadas e entrevistas realizadas com profissionais, buscando responder “se o jornalista que atua de assessoria de imprensa é jornalista ou não”.

“Estou orgulhosa e feliz. É a primeira vez que tenho um trabalho acadêmico publicado”, contou. “Como jornalista, é uma grande conquista, me sinto mais motivada a continuar a vida acadêmica e me especializar ainda mais.”

O livro pode ser baixado gratuitamente no formato PDF; a versão impressa custa R$ 35.

(Andressa Mendes, estagiária Ascom/Ufac)