Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Professora publica artigo sobre mortalidade de idosos

Professora publica artigo sobre mortalidade de idosos

publicado: 06/06/2018 15h53, última modificação: 06/06/2018 15h53

A professora do Centro de Ciências da Saúde e Desporto (CCSD) da Universidade Federal do Acre (Ufac), Polyana Bezerra, teve o artigo “Tendências de Mortalidade Geral e por Doenças do Aparelho Circulatório em Idosos” publicado, recentemente, na revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O artigo analisa as tendências de mortalidade geral e por doença do aparelho circulatório de idosos residentes no município de Rio Branco nos anos de 1980 a 2012. Doutora pelo do programa em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional em Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Polyana escreveu o artigo em parceria com sua orientadora, Gina Torres.

Ela afirma ter identificado a ausência de publicação científica sobre o assunto em nossa região, o que a motivou a escrever o artigo. “O fenômeno do envelhecimento populacional em nossa região é evidenciado pelo estreitamento da base da pirâmide populacional, com reduções significativas do número de crianças e jovens no total da população”, explicou, “fazendo-se necessário, portanto, o conhecimento da tendência da mortalidade entre os idosos na região.”

O artigo

A professora Polyana Bezerra utilizou dados disponíveis no Sistema de Informação de Mortalidade para calcular as taxas anuais de mortalidade, geral e por doenças do aparelho circulatório. Para analisar os dados foi utilizado o Joint Point Regression, um programa de computador estatístico para a análise de tendências.

Com a análise dos dados, no período de 1980 a 2012, foi constatada uma queda nas taxas de mortalidade, e que as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte dos idosos de Rio Branco. A queda das taxas de mortalidade geral foi maior para as idosas e para aqueles com 70 anos ou mais. Foi observada tendência de redução da taxa de óbito por doenças do aparelho circulatório nos idosos do sexo masculino e tendência de aumento para as mulheres.

A mortalidade dos idosos em Rio Branco, conclui o artigo, apresenta tendência decrescente, e que as mortes por doenças do aparelho circulatório constituem o principal grupo de causa de óbito. Polyana sugere que sejam feitas pesquisas para avaliar a necessidade de investimento para garantir que o aumento da longevidade seja acompanhado por uma boa qualidade de vida.

O periódico

A “Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia” é a continuação da publicação “Textos sobre Envelhecimento”, fundado em 1998. É um periódico especializado que publica produção científica no âmbito da geriatria e gerontologia, com o objetivo de contribuir para o aprofundamento das questões atinentes ao envelhecimento humano. A revista tem periodicidade bimestral e é publicada em português e inglês, no formato eletrônico.