Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Programas de pós-graduação da Ufac têm aula inaugural

Programas de pós-graduação da Ufac têm aula inaugural

publicado: 09/04/2018 16h51, última modificação: 09/04/2018 17h06

Estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram, nesta segunda-feira, 9, da aula inaugural para o primeiro semestre letivo de 2018 dos programas de mestrado e doutorado da instituição.

Desde o final de 2012, a Ufac investe numa nova política de expansão da pesquisa e da pós-graduação institucional. Nesses cinco anos e meio, a administração superior conseguiu afastar o risco de perda do status de universidade, aumentando o número de programas de mestrado e criando cursos de doutorado.

“A expansão do conhecimento científico é um objetivo permanente nosso. Crescer em mais de 200% nossa pós-graduação e oferecer hoje oportunidades em 14 programas de mestrado e quatro programas de doutorado na própria instituição mostra o compromisso da Ufac com formação e qualificação científica no Estado”, afirmou a reitora interina Guida Aquino.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, ressaltou o avanço da pós-graduação na Ufac. “Temos fortalecido o processo vertical de formação na universidade”, disse. “O aluno tem a oportunidade de, dentro da Ufac, concluir toda a sua formação, desde o ensino básico até o doutorado.”

Além dos estudantes acreanos, a Ufac já é procurada por estrangeiros que buscam qualificação profissional. Tal processo de internacionalização dá-se, principalmente, através da parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, por meio do lançamento do edital do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (Paec), que este ano selecionou estudantes da Bolívia, Peru, Equador, Honduras, Venezuela e Haiti.

“Poder estudar no Brasil e na Amazônia é um sonho. Para minha linha de pesquisa, que é o manejo florestal, não poderia haver lugar melhor”, avaliou o engenheiro florestal hondurenho Melbin Gómez, selecionado pelo programa de mestrado em Ciências Florestais. “Minha expectativa é concluir o mestrado e, já na sequência, dar início ao doutorado. Estou animado.”

Também esteve presente no evento o diretor de Pós-Graduação, Francisco Pinheiro. Além de alunos e representantes dos programas de pós-graduação em Produção Vegetal; Letras: Linguagem e Identidade; Saúde Coletiva; Ciência, Inovação e Tecnologia para Amazônia; Educação; Sanidade e Produção Animal; Ciência Florestal; Ciência da Saúde na Amazônia Ocidental; Ensino de Ciências e Matemática.

Aula inaugural dos cursos de pós-graduação