Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Projeto apoia atividades rurais em Mâncio Lima
conteúdo

Notícias

Projeto apoia atividades rurais em Mâncio Lima

publicado: 04/12/2018 15h36, última modificação: 04/12/2018 15h36

A Universidade Federal do Acre (Ufac), através do Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá e do Laboratório Solo, Planta, Atmosfera, realiza integração de atividades rurais para reduzir insumos externos no sítio Dois Irmãos, em Mâncio Lima. A ideia é implantar sistema de confinamento de bovinos para produzir esterco que, com resíduo de fábrica de açúcar, servirá para produção de adubo orgânico na propriedade.

Até o momento, o projeto fomentou uso de adubação verde para recuperação do solo, instalação de galpão de produção de adubo orgânico, confecção da primeira pilha de compostagem, implantação de banco forrageiro e controle de pragas e doenças. 

A ação faz parte do projeto Tecnologias Agroecológicas de Referência, Educação Profissional para Conservação da Sociobiodiversidade e Formação Participativa de Recursos Humanos para Agroecologia na Amazônia Ocidental: Território da Cidadania do Vale do Juruá, Acre. 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Educação; e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República são financiadores do projeto.

A atividade foi coordenada pelos professores Eduardo Mattar e Leandro da Cruz; contou com a participação dos discentes Aniquely Morais, Thiago Santos, Vagner Dias, Antônia Jerlene, Luan dos Santos, Willy Queiroz , Alen Oliveira, Endrio da Silva, Nicolas Ferreira, Poliane Pinho e Andreina Guimarães.