Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Projeto da Ufac promove capacitação para extrativistas
conteúdo

Notícias

Projeto da Ufac promove capacitação para extrativistas

publicado: 21/08/2018 14h35, última modificação: 21/08/2018 14h35

Projeto de extensão de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou capacitação em inventário florestal para comunidade da reserva extrativista Chico Mendes, nos dias 27 e 28 de julho, em Brasileia e Epitaciolândia. Alunos da graduação participaram da atividade. Eles foram orientados pelos professores Marco Antonio Amaro e Tarcísio José Gualberto, com apoio da coordenação do curso. 

O objetivo dessa atividade de extensão foi promover capacitação em métodos e técnicas de inventário florestal na atividade manejo florestal comunitário para estudantes de Engenharia Florestal em conjunto com extrativistas da Resex Chico Mendes, no núcleo de base Boa Esperança.

Os trabalhadores aprenderam conceitos essenciais sobre inventário florestal nas atividades de manejo; técnicas para medição de altura, diâmetro das toras, diâmetro à altura do peito e cálculo de volume das toras; cumprimento de normas relacionadas à segurança na atividade de inventário. 

O professor Marco Antonio Amaro destacou a relevância do projeto. “Foi muito importante para alunos e extrativistas, uma vez que a riqueza do conteúdo mostrou para todos a importância do inventário florestal para o manejo comunitário”, disse. 

Aluno do curso e monitor da atividade, Douglas Batista da Costa frisou o intercâmbio de saberes proporcionado. “É muito importante essa troca de experiências via docente, extrativista e discente, por meio das práticas, permitindo uma ampliação do conhecimento durante a capacitação”, comentou. “Assim os alunos podem utilizar o que se aprende em sala de aula na prática.”

A capacitação integra projeto de extensão financiado pelo Programa de Extensão Universitária-2016, do Ministério da Educação, com apoio do governo do Estado do Acre, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Associação de Moradores, Produtores e Extrativistas da Resex Chico Mendes (Brasileia, Epitaciolândia).