Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Segurança e Saúde no Trabalho Florestal é tema de capacitação

Segurança e Saúde no Trabalho Florestal é tema de capacitação

publicado: 24/07/2018 09h58, última modificação: 24/07/2018 10h12

Coordenados pelo professor Tarcísio Fernandes, com apoio da Coordenação do curso de Engenharia Florestal e Instituto Federal do Acre (Ifac), alunos de Engenharia Florestal realizaram atividades de extensão universitária junto aos extrativistas da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, Núcleo de Base Boa Esperança (municípios de Brasiléia e Epitaciolândia).

O objetivo da atividade de extensão foi promover capacitação em métodos e técnicas de segurança e saúde no trabalho na atividade de manejo florestal comunitária para os estudantes de engenharia florestal em conjunto com os extrativistas.

Na oportunidade, foram repassados conceitos essenciais sobre riscos e danos aos trabalhadores nas atividades do manejo florestal; Noções da legislação trabalhista Brasileira; Responsabilidades de empregador e empregados; Cumprimento de Normas relacionadas à Saúde e Segurança do trabalho; Formas de eliminação e neutralização de riscos ao trabalhador nas atividades do manejo florestal; Importância dos Equipamentos de Proteção coletiva e individual; Uso seguro de máquinas e equipamentos; e Técnicas seguras de corte de árvore.

De acordo com o professor Tarcísio Fernandes, coordenador do projeto, "o curso foi muito importante para os alunos e extrativistas, pois foi possível destacar para todos os riscos de não uso, ou uso inadequado, de equipamentos de proteção”. Segundo o docente, as atividades coletivas realizadas entre docentes, extrativistas e discentes permitiram a ampliação dos conhecimentos pela troca de experiência durante a capacitação.

O professor Vicente Bessa, do IFAC - Rio Branco, foi o instrutor responsável pela capacitação. Ele frisou a importância de conscientização na área de segurança do trabalho e saúde ao trabalhador.

“Foi compreendido que o trabalhador deve sentir-se responsável por sua atividade, conseguindo visualizar a exposição aos riscos e agentes estressores que estão sujeitos no decorrer de sua vida laboral. Os extrativistas compreenderam que eles podem identificar as melhores formas de eliminação ou neutralização dos riscos na qual estão expostos, e entenderam a importância de incorporar em sua cultura aspectos de segurança do trabalho”, afirmou o professor.

Segurança e Saúde no Trabalho Florestal é tema de capacitação

Projeto

A atividade faz parte do projeto de extensão financiado pelo programa de consolidação das atividades de extensão universitária - PROEXT-2016-MEC/SISU - com apoio do Governo do Estado do Acre, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a Associação de moradores, produtores e Extrativistas da RESEX Chico Mendes – Brasileia - Epitaciolândia (AMOPREBE).

Outras seis intervenções desta natureza ocorrerão junto aos extrativistas nos próximos meses dentre as quais: Inventário Florestal para o Manejo Comunitário, Operação e Manutenção de Motosserra, Produção de mudas; e uso de Serraria Portátil para o Manejo Florestal Comunitário de baixo impacto.