Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Projeto da Ufac trabalha arte como terapia para 3ª idade
conteúdo

Notícias

Projeto da Ufac trabalha arte como terapia para 3ª idade

publicado: 10/05/2018 16h31, última modificação: 10/05/2018 16h31
ASCOMUFAC

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), realizou nesta quinta-feira, 10, a primeira edição do projeto Arte como Terapia. O evento contou com a participação do grupo de idosos dos módulos de saúde Raimundo Moreira, Jardim Primavera e Adalberto Aragão. 

Nessa edição, o projeto teve como temática a arte como terapia para a terceira idade. A expectativa é que a cada ano um público diferente seja envolvido na atividade. “Esse é um projeto de fluxo contínuo que tem como objetivo integrar diferentes públicos às mais diversas artes, como música, dança e pintura”, destacou a idealizadora do projeto, Kamila Costa. “É uma forma de promover saúde e qualidade de vida através das artes.” 

O reitor interino da Ufac, Enock Pessoa, informa que o Arte como Terapia integra um projeto maior, o Ufac na Comunidade. “A ideia principal é envolver a sociedade nas atividades da universidade. Essa é uma integração positiva e necessária”, disse.  

A programação contou com café da manhã, apresentação de tecido acrobático, coral, música, dança e palestra. Um dos destaques foi a exposição de quebra-cabeças montados, da servidora Rosângela Machado. 

“Agradeço muito a iniciativa da Proex. Comecei a fazer esse trabalho há sete anos, como uma forma mesmo de terapia; e deu certo”, contou. “Não tem idade certa para montar quebra-cabeças. Eu indico para todo mundo.” 

Servidora da Ufac há mais de 30 anos, Rosângela utiliza as horas vagas para montar quebra-cabeças de diferentes dimensões. Ele diz ter perdido a conta de quantas peças já montou. “Trabalho com quebra-cabeças de mil a 5 mil peças e levo de um a dois meses para montar, porque não consigo ficar parada”, relatou. “Então, quando não estou na Ufac, fico me divertindo com as montagens.”

 

Arte como Terapia