Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Projeto de extensão promove prática de Aikido na Ufac
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão promove prática de Aikido na Ufac

publicado: 09/04/2018 15h05, última modificação: 10/04/2018 08h30

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promove, por meio de projeto de extensão, aulas da arte marcial Aikido, às quartas-feiras e sábados, na sala de dança do bloco de Educação Física, no campus-sede, em Rio Branco. 

Os alunos aprendem, entre outras coisas, introdução ao uso do Aikido para defesa pessoal. O projeto “Aikido: Uma Arte Milenar” é fruto de uma cooperação técnica entre a Ufac e o Instituto Maruyama, de São Paulo, representado no Acre pelo sensei Vanderson Brito.

O Aikido é uma arte marcial criada no Japão, em meados de 1920, por Morihei Ueshiba. “O nome ‘Aikido’ já fala bastante por si: arte de harmonia, energia e caminho; caminho da harmonização, a busca é essa”, contou Brito. “No Aikido temos um processo de equilíbrio coletivo.”

Ele falou sobre a prática da arte marcial e que uma das variações das aulas é o uso do Aikido para defesa pessoal para mulheres. “Uma aula de Aikido é um treino aeróbico intenso, além de ser uma arte marcial extremamente efetiva”, destacou o professor. “É interessante que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, altura ou peso. Como você não utiliza a força, qualquer um pode treinar e aplicar as técnicas normalmente.”

Segundo a coordenadora do projeto e do curso de Educação Física (licenciatura), Adriane Corrêa da Silva, o projeto amplia o repertório da cultura corporal. 

“Pensando no curso de Educação Física, não ficamos limitados a conteúdos de educação física que historicamente sempre foram os mesmos; abrimos um leque de possibilidades que até então não existia”, disse. “Quando você cria a possibilidade de outras práticas corporais, você prepara esse sujeito para o cotidiano, não só escolar, mas para o resto da vida.”

O projeto é aberto para as comunidades acadêmica e externa. Atualmente, conta com 50 alunos, com idades variando de 9 a 60 anos. Ainda há vagas abertas e as inscrições podem ser feitas na Coordenação do curso de Educação Física. Para participar e permanecer nas aulas, são observados assiduidade, responsabilidade e compromisso do aluno.