Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Projeto de extensão realiza oficina para extrativistas

Projeto de extensão realiza oficina para extrativistas

publicado: 28/05/2018 16h45, última modificação: 28/05/2018 16h45

A empresa Florestal Junior do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou, entre os dias 18 e 19 deste mês, oficina de uso do GPS voltado para atividades de manejo florestal. Pelo menos oito estudantes participaram da atividade de extensão universitária, destinada à moradores da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no núcleo de base Boa Esperança, no município de Brasileia.

O professor Tarcísio Fernandes coordenou a atividade, que contou com apoio da coordenação do curso de Engenharia Florestal e do Laboratório de Geoprocessamento da Ufac (LAGEOP).

Segundo Tarcísio, o objetivo da atividade foi dar oportunidade aos estudantes do curso de Engenharia Florestal de realizarem treinamento prático e capacitação aos extrativistas. “Esta interação, entre o meio acadêmico e o meio de vida dentro da floresta, permite aos alunos buscarem a conexão necessária entre teórico e prático, prestando um serviço para a sociedade”, afirmou o coordenador do projeto. “Tal experiência extensionista é essencial para a boa formação profissional do engenheiro florestal”.

O diretor de projetos da Florestal Junior, Victor Ygor de Melo Lima, relata que a experiência foi enriquecedora a nível acadêmico e profissional. “O exercício prático dos conhecimentos constituí fator diferencial na vivência de cada estudante. Além disso, a integração da Florestal Jr em ações conjuntas visando execução de projetos é valiosa para desenvolvimento da postura empreendedora na universidade”.

Outras atividades serão realizadas com extrativistas ainda este ano: Primeiros socorros na Floresta, em parceria com a Alfa-Medicina Ufac; Segurança e Saúde nas atividades de Manejo Florestal, em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e Educação Ambiental e Patrimonial, em parceria com Fundação Elias Mansour.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão financiado pelo programa de consolidação das atividades de extensão universitária PROEXT-2016-MEC/SESu, que conta com apoio do Governo do Estado do Acre, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a Associação de Moradores, Produtores e Extrativistas da RESEX Chico Mendes – Brasiléia - Epitaciolândia (AMOPREBE).

A expectativa dos organizadores é que, ao final do projeto, os extrativistas estejam capacitados no uso dos principais métodos e técnicas para o sucesso do manejo florestal comunitário a ser realizado na Resex Chico Mendes, sem perder de vista a melhoria da qualidade de vida tradicional.