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Projeto estuda uso pedagógico de cadáveres animais
Um projeto sobre ensino de anatomia, que estuda o uso de cadáveres animais como recurso didático, tem trazido resultados e experiências pedagógicas importantes em Cruzeiro do Sul, envolvendo tecnologia com materiais reciclados.
Desenvolvido no campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), sob a orientação do professor André Casas, o projeto, nos últimos dois anos, tem contribuído com novos recursos didáticos sobre peças cadavéricas animais nas aulas dos cursos de Biologia e Enfermagem.
O resultado do trabalho incrementou o acervo do Laboratório Didático de Anatomia e Fisiologia Comparada, onde o projeto é realizado, sem qualquer custo para a universidade. A qualificação de alunos em técnicas anatômicas tornou o projeto uma referência para a comunidade do Vale do Juruá e outras instituições, como o Instituto Federal do Acre (Ifac).
Recentemente, cerca de 40 alunos do Ifac de Cruzeiro do Sul, do curso técnico de Zootecnia, foram capacitados para a preparação de peças ósseas de equinos e bovinos, com o auxílio de acadêmicos da Ufac ligados ao laboratório de anatomia. Na ocasião, firmou-se uma intenção de parceria interinstitucional para fomentar ainda mais ensino, pesquisa e extensão.
O projeto, intitulado “O Ensino de Anatomia no Campus Floresta da Ufac: Um estudo sobre a Importância da Utilização de Cadáveres Animais como Recursos Didáticos” é desenvolvido pelos alunos Antônio Tarlei Leite, Luis Felipe Carvalho, Héricles da Silva (da licenciatura em Ciências Biológicas); Tiago Jacó e Karina Alencar (do bacharelado em Ciências Biológicas) e Ítala Maria Araújo (do bacharelado em Enfermagem).
Parte dos resultados obtidos com o projeto poderá ser conhecida na edição de maio do periódico científico “South American Journal of Basic Education, Technical and Technological” (Revista sul-americana de ensino básico, técnico e tecnológico), do Colégio de Aplicação da Ufac.