Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Projeto incentiva troca de cartas entre idosos e acadêmicos da Ufac em Cruzeiro do Sul

Notícias

publicado: 26/07/2018 11h30, última modificação: 26/07/2018 11h30

Como uma proposta de diálogo com a terceira idade, a Universidade Federal do Acre (Ufac) desenvolveu o projeto de extensão “Cartas com amor: encontros mediados pela leitura”. A atividade integrou a disciplina Ficção Brasileira Moderna ministrada aos estudantes do curso de licenciatura em Letras Português, do campus de Cruzeiro do Sul.

O projeto consistiu na troca de cartas entre os acadêmicos e um grupo de idosos do Centro de Convivência do Idoso por um período de três meses. A ideia era contar através das cartas e histórias literárias cativar esses leitores e construir novos laços de amizade. “Também era intenção do projeto o desenvolvimento da escrita acadêmica, a interação e a escuta do outro, bem como, viver uma experiência de mestre de leitura como aquele que dá o que recebeu com o ato de ler”, afirma a coordenadora do projeto, professora Maria José Costa.

Durante todo o desenvolvimento do projeto, os alunos trocaram cartas com os idosos sem conhecer os destinatários. Ontem, 25, no fechamento da atividade destinatários e remetentes puderam se apresentar e passear juntos pelo campus.

“Quando ignoramos o conhecimento e a experiência vivida por nossos idosos, na verdade, todos estamos perdendo. Sendo assim, tanto a vida desses idosos quanto as nossas ganham novo significado à medida que eles encontram ouvidos e olhos atentos. O projeto foi, desse modo, uma experiência proveitosa tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade externa que participou dele”, acredita a docente.

De acordo com ela, para os acadêmicos envolvidos na atividade os resultados se deram no aprimoramento da escrita acadêmica, na melhora na fluência em conversar sobre obras literárias, nas consequências da escuta de alguém com experiências distintas, no aprendizado da experiência do outro e, ainda, no aprendizado que se realiza com o ato de recepcionar as pessoas idosas. Para os idosos, avalia, o encontro de gerações permitiu a oxigenação de suas vivências, tornando os dias mais dinâmicos e produtivos.

“A expectativa de receber e escrever cartas despertou neles [idosos] o desejo de conhecer o espaço acadêmico, de se aproximar dessa vivência. Era evidente o orgulho sentido por eles em visitarem o campus universitário. A aproximação com as obras literárias por meio da troca de cartas com os jovens fomentou uma prática leitora mais rotineira por parte de alguns. E, para além disso, o projeto mexeu com a rotina do campus, enchendo os corredores de conversa boa e momentos de troca imprescindíveis para o nosso desenvolvimento”, avalia a professora.

O Projeto Cartas com amor: encontros mediados pela leitura é uma ação extensionista pensada e executada pelo Grupo de Investigação sobre Leitura e Recepção de Textos (GIL).