Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Projeto usa teatro do oprimido para debater cidadania

Projeto usa teatro do oprimido para debater cidadania

publicado: 20/06/2018 09h50, última modificação: 20/06/2018 09h50

Problematizar temas sociais utilizando o teatro é uma atividade desenvolvida pelo projeto de extensão “Teatro do Oprimido como Instrumento ao Debate a Cidadania”, realizado pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O teatro do oprimido é um método que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais, trazendo reflexões sobre situações cotidianas. O coordenador do projeto, Flávio da Conceição, conta que outra proposta da atividade é levar a ação a bairros periféricos e demais comunidades. “É uma metodologia que utiliza o teatro e outras artes para debater temas de opressão, propondo estratégias para desconstrução dessa opressão”, disse.

Com um total de 11 estudantes, o processo de aprendizado do programa acontece em encontros semanais na Ufac. Nos treinamentos, o professor utiliza metodologias teóricas, como leituras, interpretações textuais e práticas com jogos corporais. Dessa forma, a arte é usada como ferramenta de transformação social.

O bairro Calafate será o primeiro a ser contemplado com a ação. A parceria com o centro de saúde Rosângela Pimentel fortalece o desenvolvimento dos trabalhos e estimula jovens do bairro a discutirem problemas do dia a dia.

(Andressa Mendes, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)