Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Recepção aos calouros marca início do 2º semestre

Recepção aos calouros marca início do 2º semestre

publicado: 03/09/2018 15h22, última modificação: 03/09/2018 15h22
ASCOM

Com o objetivo de proporcionar um momento de integração entre novos estudantes que chegam à instituição, a Universidade Federal do Acre (Ufac), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, preparou uma programação especial de recepção aos calouros dos cursos com início no segundo semestre letivo.

Pela manhã, as boas-vindas foram para alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Medicina, Música, Nutrição e Saúde Coletiva. À noite, a recepção foi para calouros dos cursos de Letras/Espanhol, Filosofia e Jornalismo.

A reitora Guida Aquino destacou as mudanças ocorridas na universidade nos últimos cinco anos. “Temos um compromisso com a comunidade acadêmica e o fim da graduação de vocês não representará a saída completa da Ufac”, disse aos ingressantes. “Nosso desejo é que vocês sigam carreira na universidade, em cursos de especialização, mestrado e doutorado, que hoje são nossa realidade.”

Guida aproveitou o momento de apresentação aos novos estudantes para anunciar a abertura, em breve, de um edital com oferta de 580 bolsas vinculadas a programas de assistência estudantil. “As universidades brasileiras atravessam um momento de muita dificuldade financeira”, afirmou. “No segundo semestre letivo de 2017 não conseguimos liberação de bolsas, mas para este ano vamos garantir bolsas pró-estudo, inclusão e passe livre para Rio Branco e Cruzeiro do Sul.”

Para o vice-reitor Josimar Batista, o momento de entrada de novos estudantes é sempre um dos mais importantes para a universidade. “Há sempre um longo caminho até a formação”, ponderou. “Nossa expectativa é que os alunos possam viver o ensino na universidade, desenvolvendo pesquisa e fazendo extensão; há uma espera muito grande da sociedade para com a formação de profissionais para nosso Estado.”

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Siqueira, garantiu que o diálogo está disponível para cada aluno.  “A partir de agora, a Ufac se torna uma segunda casa para esses novos estudantes e, como toda família, é nosso dever lhes preparar um bom acolhimento”, comentou. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos estudantes e mantê-los na instituição.”

Calouros

Nova estudante do curso de Saúde Coletiva, Juliana Silva disse estar ansiosa pelas aulas. “Essa entrada no curso representa uma mistura de sentimentos; entrar no ensino superior é a realização de um sonho e um grande desafio, porque envolve muita responsabilidade”, contou.

Para o calouro de Engenharia Elétrica, Rodrigo Campos, a expectativa é de muito aprendizado. “Sabemos que o curso é muito difícil, mas acreditamos que vai dar tudo certo”, disse. “Espero poder aproveitar o melhor que o curso e os professores têm para nos oferecer.”

Recepção dos Calouros - 2º semestre 2018