Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Reunião entre Ufac e prefeitura propõe nova parceria

Reunião entre Ufac e prefeitura propõe nova parceria

publicado: 13/09/2018 14h12, última modificação: 13/09/2018 14h12

A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Batista receberam a visita da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, na manhã desta quinta-feira, 13, na sala de reuniões da Reitoria. As Pró-Reitorias de Extensão (Proex), Graduação (Prograd) e Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) também participaram do encontro.

A reunião teve como objetivo reforçar antigas parcerias e propor novos acordos entre as duas instituições. “O Acre tem este diferencial positivo, que é a proximidade da Reitoria com a prefeitura e o governo, facilitando parcerias que beneficiam a comunidade”, disse Guida. “Fazemos questão de manter essa relação amistosa e estamos sempre dispostos a ajudar os municípios e o Estado.”

Entre os principais pontos de pauta da visita, esteve a possibilidade de criação de um grupo de trabalho para discussão e implementação de políticas continuadas de formação de professores da rede básica do município, especialmente em Português e Matemática.

De acordo com Socorro Neri, o resultado dos exames de proficiência em língua portuguesa e matemática, divulgados recentemente, apontam uma evolução na aprendizagem dos alunos da rede de educação de Rio Branco, colocando o município em quarta posição entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e em terceira posição quando se avalia fluxo escolar e aprendizagem.

A prefeita solicitou à Ufac a constituição de um grupo de trabalho para pensar um tipo de formação continuada para professores da rede básica que possa já ser implementado pelo executivo municipal em 2019. “A prefeitura entende que é chegado o momento de fazer uma aproximação ainda maior com a Ufac, com os programas de mestrado em Letras, Ciências e Matemática para fazermos uma formação continuada focando sempre na aprendizagem dos estudantes”, ponderou.

O grupo de trabalho será composto por membros da Prograd, Propeg e da Secretaria Municipal de Educação. Demandas específicas poderão contar com apoio da Proex.