Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Roda de conversa discute cirurgia bariátrica
conteúdo

Notícias

Roda de conversa discute cirurgia bariátrica

publicado: 07/05/2018 15h12, última modificação: 09/05/2018 14h13

Uma roda de conversa sobre cirurgia bariátrica foi realizada no último sábado, 5, na Universidade Federal do Acre (Ufac), no quiosque das Engenharias, às 16h. Idealizado por participantes de um grupo de WhatsApp e pela atlética Devoradora, do curso de Nutrição, o evento teve por finalidade a troca de experiências sobre a cirurgia de redução de estômago.

Participam desse grupo tanto pacientes que já fizeram o procedimento cirúrgico quanto os que ainda farão e começam a pesquisar sobre o assunto para tirar dúvidas. A idealizadora do grupo, Simone da Silva Pinheiro, foi uma das que se submeteu à cirurgia. “Muitas vezes surgem dificuldades pelo caminho; algumas logo no início desanimam pela dificuldade de emagrecer. Com o grupo, temos uma rede de apoio”, disse.

Ela relata que, por ser paciente renal durante 17 anos, passou dez anos tomando medicamentos com corticoide, o que casou sua obesidade. Antes de partir para a redução de estômago, tentou emagrecer com atividades físicas, mas o objetivo não foi alcançado; por isso, fez a operação, conforme indicação médica. “A cirurgia só é recomendada em casos necessários”, enfatizou. 

Por ser um procedimento complicado, o sucesso está estritamente ligado à força de vontade do paciente, uma vez que há no processo pré-operatório necessidade da redução de peso e práticas físicas; e o pós-operatório conta com uma reeducação alimentar e continuidade dos exercícios.

O interesse e as dúvidas dessas mulheres as levou até a universidade para esclarecer questões específicas com especialistas. Foi então que a acadêmica de Nutrição da Ufac, Ellayne Cavalcante, que é sobrinha de Simone da Silva Pinheiro, buscou apoio da coordenação do curso para realizar essa roda de conversa. 

O debate contou com a presença da professora e nutricionista Suellem Maria Bezerra de Moura; da coordenadora de Nutrição, Danila Torres de Araújo Frade Nogueira; da personal trainer Estela Maciel; da farmacêutica Uliane Silva; e da empresária Aline Borges.

(Juliana Alves, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)