Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Seminário de Iniciação Científica começa na Ufac

Seminário de Iniciação Científica começa na Ufac

publicado: 01/10/2018 19h19, última modificação: 01/10/2018 19h19

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu a abertura da 27ª edição do Seminário de Iniciação Científica, no anfiteatro Garibaldi Brasil, na manhã desta segunda-feira, 1. O evento, que segue até quarta-feira, 3, é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Diretoria de Pesquisa, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O tema do seminário é “Decodificando Saberes”. O objetivo é fomentar a pesquisa científica, através do desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do estudante no campo da pesquisa, a partir da utilização de princípios e normas metodológicas para a produção científica.

“A iniciação científica é o início da vida de pesquisador e o começo da preparação do aluno de graduação para o mestrado e o doutorado”, lembrou a reitora Guida Aquino.

O vice-reitor Josimar Batista ressaltou a evolução dos investimentos em iniciação científica.  “Começamos com um ou duas bolsas de estudo; hoje, temos quase cem bolsas de iniciação científica na Ufac.”

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho, o significado maior da iniciação científica é abrir as portas do conhecimento para os alunos e apresentar a eles novas descobertas. “Um número grande de pesquisadores do mundo inteiro começou sua carreira nos programas de iniciação científica, por isso um evento como esse é muito importante”, disse.

O evento será realizado no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, nos dias 10 e 11 de outubro.

Exposição

No hall da Biblioteca Central da Ufac ocorre a exposição de pôsteres e apresentações orais. Entre os trabalhos apresentados está o “Projeto de Fonte Mecânica Alternativa para Bombeamento de Água em Habitações Isoladas”, de autoria de Maurício da Silva Souza e Camilo Lelis de Gouveia, estudantes do curso de Engenharia Civil.

Maurício explica que a ideia de utilizar uma bicicleta para bombear água para caixa d’água surgiu logo quando começou a cursar Engenharia Civil. “Esse projeto foi de fundamental importância para minha graduação; estudei os princípios da dinâmica e das engrenagens”, contou. “Isso me fez, como futuro engenheiro civil, buscar soluções com os meios que se tem à disposição para fazer algo produtivo; é um preparativo para meu TCC.”

Acesse a programação completa com o cronograma de apresentações.

XXVII Seminário de Inciação Científica da UFAC