Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Simpósio Internacional de Arqueologia começa na Ufac

Simpósio Internacional de Arqueologia começa na Ufac

publicado: 26/06/2018 16h54, última modificação: 26/06/2018 16h54

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a cerimônia de abertura do Simpósio Internacional de Arqueologia da Amazônia Ocidental, na noite dessa segunda-feira, 25, no anfiteatro Garibaldi Brasil. O evento acontece até quarta-feira, 27, e reúne cientistas que atuam na Amazônia para debater e divulgar estudos e pesquisas sobre o patrimônio arqueológico da região.

A cerimônia reuniu representantes de entidades parceiras do evento e contou uma conferência de abertura proferida pelo professor da Universidade Harvard, Gary Urton, e homenagem póstuma à cientista Denise Pahl Schaan, da Universidade Federal do Pará (UFPA), falecida recentemente.

A reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, cobrou políticas públicas para proteção ao patrimônio histórico acreano. “A universidade vem realizando eventos de extrema relevância para a região Norte e esse fica registrado como mais um numa área que queremos que se fortaleça na instituição, que é a arqueologia”, disse. “Espero que possam sair desse evento políticas públicas voltadas para proteger nosso patrimônio histórico.”

Para o professor da Ufac e membro da equipe de organização, Jaco Piccoli, o evento é uma oportunidade para a comunidade acadêmica acreana entrar em contato com pesquisas atuais sobre arqueologia na Amazônia. “Essas pesquisas já estão apresentando algumas conclusões e convém a todos os estudantes acompanhá-las, uma vez que, no futuro, acreditamos que essa área seja bem desenvolvida no Estado do Acre”, afirmou.

A aluna do 7º período do curso de bacharelado em Geografia da Ufac, Isabelly Endry, participa do simpósio buscando aprimorar seus conhecimentos. “Já tivemos introdução sobre o assunto durante a graduação; um simpósio voltado somente para arqueologia fixa mais o entendimento”, contou. “Eu espero aprender muito mais aqui do que aprendi na sala de aula.”

O evento é realizado pela Ufac, por meio do Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena, em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (Iphan-AC) e o Grupo de Pesquisa Geoglifos da Amazônia da UFPA.

A mesa de honra foi composta por diversos representantes e autoridades do Judiciário, do governo do Estado, da prefeitura de Rio Branco, de museus e instituições de patrimônios histórico-culturais, da área indígena e das ciências.

Conferência de abertura

A conferência de abertura ficou a cargo do professor da Universidade de Harvard, Gary Urton, com a palestra “Un Mundo Concentrico y Radial: Una Cosmología Sud Ameríndia” (Um mundo concêntrico e radial: uma cosmologia sul-americana), proferida em espanhol.

O professor Eduardo Góes Neves ficou responsável pela apresentação do palestrante e frisou a importância do conhecimento de Urton sobre arqueologia andina e amazônica aplicada aos sítios arqueológicos do Acre. “A palestra de hoje vai abordar esta questão: como os sítios arqueológicos acreanos podem ajudar a entender relações profundas e antigas entre as terras altas da região andina e as terras baixas aqui na América do Sul”, destacou Neves.