Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Solenidade abre Encontro Nacional de Ensino de Química na Ufac

publicado: 17/07/2018 11h19, última modificação: 17/07/2018 11h27

Começou na noite desta segunda-feira, 16, o XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq). A edição deste ano discute o tema “docência em Química: Transformações e mudanças no contexto educacional contemporâneo”. A programação segue até a próxima quinta-feira, 19.

Com as presenças do reitor em exercício da Universidade Federal do Acre, professor Josimar Batista; do diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química, professor Marlon Hebert Flora; do reitor em exercício do Instituto Federal do Acre, Ubiracy Dantas; da assessora pedagógica no ensino de Química da Secretaria de Estado de Educação, Danielly de Matos; do pró-reitor de graduação em exercício, Mark Clark Assen de Carvalho; do diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Carlos Eduardo Garção; e do coordenador do curso de licenciatura em Química e coordenador local do Eneq, professor Adriano Silva, a cerimônia de abertura aconteceu no teatro universitário.

Solenidade abre Encontro Nacional de Ensino de Química na Ufac

Na solenidade, o reitor em exercício reafirmou a alegria de receber visitantes de todo o país. “É um legado da 66ª Reunião Anual da SBPC que sediamos aqui em 2014. De lá pra cá, a Ufac despontou como uma instituição forte e capacitada a receber grandes eventos. Sejam todos muito bem-vindos”, saudou.

O diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química, professor Marlon Hebert Flora falou da importância da realização do evento na região Norte.

“Depois de 36 anos temos, o evento sendo realizado pela primeira vez no norte, reunindo mais de 100 doutores e pesquisadores de todas as regiões do país, com uma participação de 20% dos inscritos do Estado do Acre e 40% da região Amazônica. Essa é uma edição histórica, representativa e inclusiva”, avaliou.

Solenidade abre Encontro Nacional de Ensino de Química na Ufac

Realizado desde 1982, o Eneq reúne a cada dois anos docentes universitários, professores da educação básica, estudantes de pós-graduação, graduação e do ensino médio para discussões sobre temáticas que envolvam os avanços e as limitações do ensino da Química no país, bem como a formação de professores. O objetivo é estimular a divulgação de pesquisas e ampliar discussões e trocas de experiências entre os professores da área de ensino de química.

Ao todo, foram contabilizadas 554 inscrições com o registro de 466 trabalhos de comunicação oral e banner. A programação inclui minicursos, lançamento de livros, debate e mesas redondas.  “A partir da realização desse evento teremos a possibilidade de debater o ensino da Química no Brasil em um patamar mais nivelado que não privilegia apenas o eixo sul-sudeste. Produzimos ensino na nossa região e, agora, teremos oportunidade de protagonizar”, destacou o coordenador local do evento.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Abertura do ENEQ