Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac adere ao movimento mundial Gisday-2018

Ufac adere ao movimento mundial Gisday-2018

publicado: 14/11/2018 17h10, última modificação: 14/11/2018 17h10

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Laboratório de Geoprocessamento (Lageop), deu início ao Dia do Sistema de Informação Geográfica-2018 (Gisday), na manhã desta quarta-feira, 14, no auditório do Bloco dos Mestrados, no campus-sede. O evento é realizado por várias universidades no mundo inteiro, simultaneamente.

A proposta da ação é discutir informações geradas por sistemas geográficos (GIS). Segundo os organizadores da iniciativa, o Gisday coloca universidades, agências governamentais, escolas, organizações sem fins lucrativos e profissionais de GIS em conjunto para construir o conhecimento de GIS em suas comunidades e criar compreensão sobre o mundo.

De acordo com a coordenadora do Gisday-2018, Karla da Silva Rocha, a 3ª edição do evento propõe-se a incentivar o uso, em pesquisas de pós-graduação, de informações geográficas geradas a partir de laboratórios de geoprocessamento. “Queremos mostrar o que é o GIS e o poder dessa ferramenta para pesquisa, análise e tomada de decisão por pesquisadores”, explicou.

O professor da Ufac, Foster Brown, com larga experiência na área do meio ambiente, apresentou, durante o encontro, os resultados de pesquisas que utilizaram GIS na obtenção de resultados.

Discentes da graduação e pós-graduação da Ufac e da Universidade Federal de Rondônia expuseram suas experiências, sucessos e dificuldades com uso de GIS em seus trabalhos de curso.