Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac debate parentalidade em fórum de Direito
conteúdo

Notícias

Ufac debate parentalidade em fórum de Direito

publicado: 22/05/2018 09h29, última modificação: 22/05/2018 09h29

O curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou o Fórum Parentalidades, na tarde dessa segunda-feira, 21, no Teatro Universitário do campus-sede, em Rio Branco. Com o tema “Direitos e Cidadania no Século 21”, o evento contou com parceria da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE) e da Associação dos Defensores Públicos do Acre. 

O fórum teve como objetivo dialogar com vários saberes, tanto empírico quanto acadêmico, sobre as diversidades de relacionamentos. Independente de forma de parentesco, que não se resume ao modelo tradicional de família, composto por mãe, pai e filho.

Para o coordenador do curso de Direito da Ufac, Francisco Pereira da Costa, o evento representa um momento de confirmação e de delimitação de um espaço de discussão sobre um tema pertinente. “As jurisprudências do STF [Supremo Tribunal Federal], as decisões de juízes de primeira instância têm ratificado o avanço nas diversas formas de relacionamento e afetividades na sociedade contemporânea”, destacou. “Isso consolida o debate e as críticas que, porventura, há nesse campo.”

A juíza de direito titular da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, Andréia da Silva Brito, representou a presidente do Tribunal de Justiça, Denise Bonfim, na solenidade de abertura do fórum. 

“O amor a Deus, para aqueles que acreditam. O amor incondicional dos pais pelos filhos e dos filhos pelos pais. O amor ao próximo, pela solidariedade. O amor a si próprio, que nos transmite paz em busca da nossa caminhada pela vida. O amor de um homem por uma mulher. O amor de uma mulher por um homem. De uma pessoa por outra pessoa”, disse Andréia. “Todas as formas de amor merecem respeito. Todas as formas de escolha merecem respeito.”

Mesas de debate começaram logo após a solenidade de abertura e se estenderam até a noite. Os principais temas discutidos foram “Parentalidades: Direitos e Cidadania”, “Parentalidades e os Direitos Fundamentais”, “O Direito à Diferença” e “A Quem Interessa Meu Corpo?” 

Também participaram da solenidade de abertura a ouvidora-geral da DPE, Solene Oliveira da Costa; a subdefensora pública da DPE, Simone Jacques de Azambuja Santigo, representando a defensora pública-geral, Roberta de Paula Caminha Melo; o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Acre, Rafael Figueiredo; a secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Núbia Fernanda Greve de Musis, representando a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri; e a coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre, Raimunda Bezerra.

 

Fórum de Parentalidades - Direitos e Cidadania no Séc.XXI