Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac e Banco do Brasil lançam cartão do pesquisador

Ufac e Banco do Brasil lançam cartão do pesquisador

publicado: 12/12/2018 14h18, última modificação: 12/12/2018 14h18
ASCOM

A Universidade Federal do Acre (Ufac), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), em parceria com o Banco do Brasil, lançou o cartão do pesquisador nesta quarta-feira, 12, no Centro de Convenções. O produto integra o projeto de reestruturação e modernização dos laboratórios da instituição.

A reitora Guida Aquino destacou o caráter histórico do lançamento do cartão e lembrou a importância do planejamento estratégico para a instituição. “Todo o caminho que a universidade vem percorrendo nos últimos anos é planejado”, disse. “Começamos pela revitalização e construção de edificações e agora vivemos um novo momento estratégico, voltado para reestruturação e modernização dos nossos laboratórios.”

O cartão do pesquisador permitirá aos docentes da Ufac a contratação de serviços e insumos necessários à pesquisa com mais agilidade e autonomia. “Através desse serviço, vamos acelerar compras de nossos pesquisadores”, lembrou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida de Carvalho. “Com essa ação, vamos fortalecer a pesquisa e a pós-graduação, que vêm crescendo na Ufac.”

Com o cartão na mão, cada pesquisador terá acesso a valores específicos, direcionados a partir de uma conta central do Banco do Brasil para compras inerentes ao projeto que desenvolve. A concessão do auxílio será conduzida e normatizada pela Propeg, que lança neste mês um edital para concessão de R$ 300 mil em recursos, os quais são próprios da universidade.

“A ideia do cartão do pesquisador surgiu a partir da experiência de uma orientanda minha que foi contemplada pelo edital do Ifac”, apontou o vice-reitor Josimar Batista. “Como resultado do recurso que recebeu, ela pôde apresentar a pesquisa fora do Estado e publicar um livro, ou seja, isso fez total diferença na trajetória da pesquisa. Essa é nossa expectativa.”

Ainda como política de apoio e incentivo ao desenvolvimento da pesquisa na instituição, a reitora e o vice-reitor realizaram a entrega simbólica de equipamentos permanentes adquiridos a partir de edital lançado para atender grupos de pesquisa da Ufac, cadastrados no diretório do CNPq. Ao todo, são R$ 850 mil em investimentos com equipamentos, como estereoscópios, micropipetas e termômetros.

Lançamento do Cartão Pesquisador