Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac e BB viabilizam cartão do pesquisador
conteúdo

Notícias

Ufac e BB viabilizam cartão do pesquisador

publicado: 23/11/2018 16h43, última modificação: 23/11/2018 16h59
ASCOM

A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, assinou, na manhã desta sexta-feira, 23, em seu gabinete, contrato com o Banco do Brasil (BB) para implementação do cartão do pesquisador. Com o cartão, os pesquisadores da Ufac poderão contratar serviços e adquirir insumos necessários à pesquisa, sem passar por processo de licitação. 

Guida destacou que a medida visa facilitar a vida do pesquisador. “Vamos acelerar a compra de serviços e produtos de que o pesquisador tanto necessita”, disse. “É um ganho para ele e para a administração da Ufac; isso vai contribuir para qualidade e celeridade das pesquisas.”  

O gerente-geral do BB, Max Wendell, contou como funcionará o serviço. “A Ufac envia recursos para uma conta central e, depois que estiver ativa, direciona para os cartões de cada pesquisador os recursos aos quais ele tem direito. Com o cartão na mão, o pesquisador poderá sacar ou fazer compras de acordo com as necessidades do projeto.” 

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima de Carvalho, os recursos provenientes do auxílio financeiro ao pesquisador serão normatizados. “Nós já aprovamos uma resolução de utilização desses recursos e agora vamos implementar uma estrutura na Propeg para apoiar nossos pesquisadores”, comentou. 

Ela afirmou, ainda, que serão lançados editais com processos para que os pesquisadores possam concorrer a esses recursos. “As pesquisas devem ter vinculação com a pós-graduação, com resultados realmente efetivos.”