Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac e DCE promovem fórum sobre transporte

Ufac e DCE promovem fórum sobre transporte

publicado: 07/06/2018 11h12, última modificação: 07/06/2018 11h16

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, participou do Fórum sobre Transporte Público em Cruzeiro do Sul, na tarde desta quarta-feira, 6, no Teatro do Moa. O evento, realizado pela Ufac e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) no campus Floresta, objetivou debater a qualidade do transporte público oferecido para a comunidade acadêmica.

Guida lembrou que a Ufac participa do debate sobre qualidade e regulamentação do transporte público em Cruzeiro do Sul desde 2012. “Já procuramos parlamentares e todos que podem ajudar nessa luta”, disse.

O presidente do DCE em Cruzeiro do Sul, Francisco Nunes, explicou que, entre os problemas discutidos no fórum, está a falta de regulamentação do transporte público no município; as empresas que fazem o transporte dos alunos possuem apenas concessão da prefeitura. “Não existe uma lei e uma licitação pública”, afirmou. “Os donos de ônibus e vans têm apenas alvarás emitidos pela prefeitura.”

Além da falta de regulamentação do transporte público, os alunos presentes no evento pontuaram problemas como a superlotação de ônibus e vans, a falta de segurança e de manutenção dos veículos.

O secretário de transporte público de Cruzeiro do Sul, coronel Alves, disse que todas as reclamações serão atendidas. E esclareceu que a prefeitura realizou processo licitatório para o transporte público do município, mas não houve empresa interessada. “O custo para que uma empresa de transporte venha para Cruzeiro do Sul é muito alto”, opinou. “Isso acarretaria no aumento dos preços das passagens.”

Ufac e DCE promovem fórum sobre transporte

Também participaram do fórum o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Siqueira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista; o representante das empresas de ônibus, Dwandro Costa; e o representante da cooperativa de vans, Raimundo Nova.