Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac e Fadisi firmam parceria técnico-científica e cultural
conteúdo

Notícias

Ufac e Fadisi firmam parceria técnico-científica e cultural

publicado: 03/04/2018 15h20, última modificação: 03/04/2018 15h27

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Faculdade Diocesana São José (Fadisi) assinaram nesta terça-feira, 3, um protocolo de intenções para cooperação técnico-científica.

O documento prevê cooperação mútua para estímulo e realização de programas técnico-científicos e culturais no âmbito de ensino, pesquisa e extensão. A validade do protocolo de intenções é de cinco anos.

Entre os termos de parceria estão: criação e desenvolvimento de projetos de pesquisa em bairros já atendidos pela Diocese de Rio Branco; realização de permutas em revistas científicas; criação de grupos de pesquisas em temas como religião, sociedade e meio ambiente, com viés filosófico e teológico; oferta de vagas para estágio; compartilhamento de espaços coletivos para realização de eventos etc.

“A diocese é um exemplo de instituição preocupada com o social. São inúmeras as ações desenvolvidas por essa instituição”, disse o reitor da Ufac, Minoru Kinpara. “Isso é muito importante para o crescimento pessoal e profissional de muitos acreanos, na capital e no interior.”Ufac e Fadisi firmam parceria técnico-científica e cultural

A aproximação entre Ufac e Fadisi é antiga. Remonta à origem da instituição católica, em 2005, quando um grupo de professores aposentados da Ufac, engajados na formação dos seminaristas do Estado, fundaram, com o curso livre de Teologia, a Fadisi.

Hoje a faculdade oferece, na graduação, os cursos de bacharelado em Filosofia e Teologia; e na pós-graduação, os cursos de Ciências da Religião, Filosofia do Direito da Família, Filosofia e Direitos Humanos, Fundamentos Filosóficos da Bioética e Ética e Metodologia Filosófica.

“Somos uma instituição sem fins lucrativos e acreditamos na educação como instrumento de mudança social, evolução e crescimento pessoal. E é esse ideal que nos une à Ufac”, contou o diretor-geral da Fadisi e bispo da Diocese de Rio Branco, dom Joaquín Fernandéz. “Celebramos essa assinatura como uma oportunidade maior de beneficiar nosso povo mais carente e, por isso, estamos muitos felizes.” 

Também estiveram presentes no ato professores da Fadisi: a vice-coordenadora acadêmica Kelly Albuquerque, o vice-diretor Mauro Cruz, a coordenadora da área de pós-graduação Aurinete Brasil, além do ecônomo da Diocese de Rio Branco, padre Jairo Coelho.