Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac e Sebrae preparam laboratório de inovação

Ufac e Sebrae preparam laboratório de inovação

publicado: 02/05/2018 15h46, última modificação: 02/05/2018 16h46

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão em fase preparatória para instalação do SebraeLab, que busca incentivar e desenvolver projetos de empreendimentos tecnológicos da sociedade acreana. Ele será o primeiro em uma universidade e funcionará no Centro de Convivência da Ufac, no campus de Rio Branco.

O objetivo do SebraeLab é incentivar a população a iniciar empreendimentos, para desenvolver empresas tecnológicas e atrair investidores. O laboratório ficará disponível para quem se interessar em montar seu próprio negócio, não sendo exclusivo a alunos da Ufac.

O projeto-piloto do laboratório de inovação foi iniciado em novembro de 2017 e o vencedor do edital será anunciado no dia 19 deste mês. O assessor de Planejamento e Gestão Comunicativa da Ufac, Daniel Pena, conta que foi um processo muito disputado; concorreram 70 projetos, 26 foram selecionados e agora restam 11.

A Ufac será a primeira universidade do Brasil a fazer parte dessa ideia. Para o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, o SebraeLab tomará uma dimensão muito boa no Acre. “É necessário fortalecer essas relações entre universidades, governos e empresas, porque nosso país precisa mudar, e as universidades são a ponta da lança de todo esse processo”, diz. “Estamos em uma região carente e queremos ser protagonistas nessa ação. Consideramos essa iniciativa um projeto impactante, mas o resultado não é imediato.”

O laboratório ocupará duas salas e parte do hall do Centro de Convivência da Ufac, onde os empreendedores terão acesso a um espaço multiuso e a instituição poderá acelerar as ideias das empresas. “O SebraeLab busca incentivar a criação de novos modelos de negócios de forma sustentável e com grande potencial de escala, criando assim uma nova vocação econômica para o Estado, com o apoio dos professores de todas as instituições de ensino”, aponta o coordenador do SebraeLab, Fábio Ortiz.

A Ufac e o Sebrae planejam abrir dois editais por ano. Alunos, técnico-administrativos e professores interessados de todas as instituições de ensino poderão participar. Serão analisados por uma comissão alguns critérios de aceitação. O edital será publicado no site da Ufac. Os professores selecionados poderão fazer do empreendimento um projeto de extensão.

As equipes participantes deverão ser compostas por, no mínimo, duas pessoas, e deverão enviar um projeto escrito para pré-aceleração. Serão cinco critérios avaliados pela comissão: área de atuação, viabilidade econômica, potencial de inovação, tamanho do mercado, competitividade do setor e qualidade de apresentação do projeto escrito.

(Caroline Lamar, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 8º período de Comunicação Social/Jornalismo)