Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac e USP discutem mestrado em Arqueologia

Ufac e USP discutem mestrado em Arqueologia

publicado: 05/07/2018 12h23, última modificação: 05/07/2018 13h06

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, reuniu-se nesta quinta-feira, 5, em seu gabinete, com o diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Góes Neves.  A pauta da reunião foi a elaboração de convênio entre as universidades para criação de uma turma especial de mestrado em Arqueologia no próximo ano.

Esse mestrado deve atender candidatos do Acre, mas também do sudoeste da Amazônia, além de países como Bolívia e Peru. A turma será ligada à pós-graduação em Arqueologia da USP, que emitirá o diploma.  “A proposta é promover a formação em nível de pós-graduação de estudantes para trabalhar com o patrimônio arqueológico da região”, disse Eduardo Góes Neves.

De acordo com o coordenador do Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena da Amazônia Ocidental, Jaco César Piccoli, a iniciativa visa ainda constituir, no âmbito da Ufac, um polo de estudos e pesquisas na área de arqueologia da Amazônia, com alcance macrorregional.

A ideia é atender discentes e docentes da Universidade Federal de Rondônia; Universidade Nacional de Madre de Dios; Universidade Nacional de Santo Antonio Abad de Cusco; Universidade Autônoma de Beni José Ballivian; e Universidade Amazônica de Pando.

Também estavam presentes na reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, e o coordenador do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, José Dourado.