Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac forma 34 especialistas na área de saúde pública
conteúdo

Notícias

Ufac forma 34 especialistas na área de saúde pública

publicado: 13/07/2018 14h57, última modificação: 13/07/2018 14h57

O Acre acaba de ganhar 34 novos sanitaristas. Na manhã desta sexta-feira, 13, ocorreu, na Universidade Federal do Acre (Ufac), o encerramento da segunda turma de especialização em Saúde Pública. O curso é resultado de uma parceria da Ufac com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Profissionais de áreas como medicina, enfermagem, fisioterapia, saúde coletiva e serviço social cumpriram uma carga horária de 390 horas, entre disciplinas práticas e teóricas. 

Em sua segunda edição, o curso fortaleceu a articulação entre ensino, serviço e comunidade, qualificando profissionais da área da saúde em uma perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional.

“A saúde pública é uma área que exige discussão permanente e, acompanhando essa necessidade, a Ufac tem investido no segmento, com programas de mestrado, doutorado e cursos de residência”, disse a reitora em exercício, Guida Aquino.

Marcos históricos e conceituais da saúde pública; atenção primária à saúde e a estratégia saúde da família; epidemiologia e sistema de informação em saúde; planejamento e gestão constituíram a base teórica do curso. 

“Todos os formandos desenvolveram seus trabalhos de conclusão de curso em forma de relatos de experiência, trazendo um impacto direto para os serviços oferecidos à comunidade”, destacou o coordenador da especialização, Orivaldo Souza.  

Os TCCs dos concludentes das duas turmas formadas serão apresentados em um seminário que está sendo planejado pela coordenação da especialização junto à administração superior.