Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac inaugura novo bloco do CAP no campus universitário

Ufac inaugura novo bloco do CAP no campus universitário

publicado: 02/04/2018 13h05, última modificação: 02/04/2018 13h10
ASCOM

Após 37 anos de funcionamento no centro da cidade de Rio Branco, o Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (Ufac) ganhou um novo prédio. Nesta quarta-feira, 28, com a presença de alunos, servidores e professores, a administração superior realizou a cerimônia de inauguração do Bloco 1 do novo CAP, construído no campus-sede da universidade.

Localizado ao lado da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal), em uma área de 1.543 metros quadrados, foi erguido o bloco composto por dois compartimentos, onde estão distribuídas 11 salas de aula, nove salas administrativas, uma biblioteca, um auditório, além de banheiros e copas. O valor investido foi de R$ 2,1 milhões. Outros dois blocos, além de uma quadra poliesportiva, ainda serão construídos na área.

“A mudança do CAP é uma demanda antiga, prevista, inclusive, em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional”, justificou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara. “O novo espaço vai melhorar o processo de ensino e aprendizagem; além do quê, os estudantes do CAP poderão usufruir os espaços comuns destinados a todos os estudantes da Ufac.”

Com a entrega do prédio, a administração superior da Ufac e a diretoria do CAP devem se reunir para planejar a melhor estratégia para ocupação das novas instalações e iniciar a transferência gradual do colégio para o campus universitário. Atualmente, 540 alunos encontram-se regularmente matriculados desde as séries iniciais até o 3º ano do ensino médio.

A vice-reitora Guida Aquino lembrou a trajetória do colégio. “Nasceu em 1981 com a missão de ser espaço de experimentação pedagógica para nossos alunos de graduação. Em 1985, passou a implementar o ensino fundamental e, dez anos depois, o ensino médio”, disse. “Hoje, mais que isso, é um espaço para o desenvolvimento não só do ensino, mas de pesquisa e extensão; produz uma revista científica muito bem avaliada pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e se consagra, ano após ano, como o melhor colégio público do Estado.”

Para a vice-diretora do CAP, Luciana Ogando, apesar de toda a dinâmica que uma mudança de endereço acarreta, transportar-se para o campus será positivo. “Mudar nem sempre é fácil, mas é necessário”, destacou. “Sempre fomos Ufac, mas estar dentro do campus acaba sendo fundamental para a integração do tripé que nos sustenta, que é o ensino, a pesquisa e a extensão.” Ela lembrou que a iniciação científica dos alunos começa já na entrada do ensino fundamental.

Estudante do 1º ano do ensino médio, Maria Gerliane Mussato fez questão de conhecer de perto aquele que pode ser seu novo ambiente de estudo. “Estou muito animada. Vamos ter que mudar alguns hábitos em relação a horário, mas vamos ganhar muito em vivência, porque já estaremos dentro da universidade, nos habituando com o futuro que nos aguarda, que é o ensino superior”, analisou a jovem.

O primeiro bloco do CAP no campus recebeu o nome da professora de Matemática do ensino médio e fundamental, Elza Helena Chaves Limana. Ela foi diretora do CAP entre os anos de 2001 e 2005 e faleceu em 2009. O dispositivo de honra da solenidade de inauguração também contou com as presenças do deputado federal licenciado Sibá Machado e da vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.

Entrega do 1º Bloco do CAP