Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac inicia projeto de medição da qualidade do ar em parceria com a USP

Ufac inicia projeto de medição da qualidade do ar em parceria com a USP

publicado: 24/09/2018 15h15, última modificação: 24/09/2018 15h15

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) instalaram no campus-sede da Universidade Federal do Acre (Ufac), no início do mês de setembro,  equipamentos para medir a qualidade do ar. A ação, que segue até 30 de outubro, faz parte do projeto “Experimento de Queimadas em Rio Branco 2018”, que tem como objetivo mapear a rota pela qual passa a fumaça provocada por queimadas na capital acreana, além de identificar os componentes químicos presentes nela.

Segundo o coordenador do Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Ufac, Alejandro Fonseca, os equipamentos utilizados na pesquisa são: o Espectrômetro de massa, que serve para detectar compostos orgânicos voláteis e outros componentes da poluição como nitrogênio e enxofre; o Monitor de Especiação Química, que faz a medição de componentes químicos na poluição atmosférica; o Aethalômetro empregado para medir a concentração de carbono negro (fuligem); e o  Nefelômetro, utilizado para avaliar a visibilidade do ar.

De acordo com o técnico do Instituto de Física da USP, Delano Campos, o projeto itinerante tem mais de 20 anos e é realizado em diversas cidades da Região Norte do Brasil. “A proposta é usar os dados para subsidiar outras pesquisas em áreas como a saúde e alertar para os níveis toleráveis de poluição estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, explicou.

A equipe da USP é formada pelo coordenador do projeto, Pablo Artaxo, e pelos técnicos Fábio Oliveira, Marco Aurélio Franco e Delano Campos.