Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac lança carta de apoio ao Hospital Universitário
conteúdo

padrao

Ufac lança carta de apoio ao Hospital Universitário

Documento é assinado por representantes da sociedade civil acreana
publicado: 14/03/2018 16h09, última modificação: 14/03/2018 16h09

Representantes da sociedade civil acreana participaram nesta quarta-feira, 14, da Reunião de Adesão do Projeto do Hospital da Universidade Federal do Acre (Ufac). Ao final do encontro, os participantes assinaram o documento intitulado “Carta de apoio ao Hospital Universitário”, reconhecendo a importância do projeto para o Estado do Acre. 

Previsto no Planejamento Estratégico da Ufac 2014-2023, o Hospital Universitário tem como finalidade apoiar ações de ensino, pesquisa e extensão, promovendo assistência no âmbito das ciências da saúde. O projeto consta no Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) 2016-2019. 

“Esse é um projeto que foi pactuado com o Ministério da Educação ainda no Governo Dilma, mas que, em virtude do cenário político-econômico, não vem sendo honrado pelo Governo Federal”, lamentou o reitor da Universidade, Minoru Martins Kinpara. “Essa é uma obra que trará impacto social e econômico para o nosso Estado, seja pelo potencial de mudança sobre o cenário da saúde pública, seja pela geração de trabalho e renda. Não é um projeto para a Universidade apenas, é para todo o Estado, daí a importância de ser abraçado por todos”, justificou o reitor momentos antes da apresentação do arquiteto responsável pelo projeto, Thomé Raposo.   

O Hospital Universitário da Ufac está projetado para ofertar 280 leitos comuns e 40 em unidades de terapia intensiva, serão 60 consultórios médicos e 11 salas para centro cirúrgico. Quando finalizado, a capacidade será de 245 mil consultas ambulatoriais por ano e nove mil cirurgias anuais. O espaço trabalhará atendimentos em regime ambulatorial; de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, apoio técnico, desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa, gestão e execução administrativa e apoio logístico. Urgência e emergência não serão contempladas. O investimento total para construir e equipar o espaço é de R$252 milhões. A primeira etapa, que se refere à entrega do projeto de engenharia e arquitetura, está prevista para o início do segundo semestre. 

“Em momentos de crise como o que vivemos, vemos que a educação é um dos primeiros segmentos a serem sacrificados, mas sabemos que o Hospital Universitário é um sonho possível, sim. A Universidade do Amapá conseguiu recursos em Brasília através de sua bancada federal. É um trabalho duro. Mas com o apoio de todos, e com a comunidade demandando, podemos seguir o mesmo exemplo e conseguir também”, apostou Kinpara.   

A estimativa da Ufac é de que 1.800 novos servidores sejam contratados para atender as demandas do hospital quando em pleno funcionamento. “É desafiadora e também motivadora a implantação desse hospital para todos nós. Será o primeiro hospital federal do Acre e isso trará, com certeza, além de mais emprego, melhoria na qualidade de assistência do serviço de saúde no Estado”, afirmou a vice-reitora, Guida Aquino responsável pela leitura da Carta, posteriormente, assinada por todos.

Adesão ao Projeto do Hospital Universitário