Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac lança internet eduroam no campus Floresta
conteúdo

Notícias

Ufac lança internet eduroam no campus Floresta

publicado: 21/06/2018 15h51, última modificação: 21/06/2018 16h06

A rede de internet eduroam (education roaming) foi lançada no campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac) na manhã desta quinta-feira, 21. Esse serviço está presente em mais de 90 países e é utilizado por cerca de 90% das instituições federais de ensino superior de todo o Brasil, com compartilhamento do mesmo banco de cadastro de usuários. Isso possibilita que o usuário se conecte em outras universidades com os mesmos login e senha.

A reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, enfatizou que foram investidos mais de R$ 10 milhões no projeto, que começou no campus de Cruzeiro do Sul, mas já está em teste no campus-sede. “Esse investimento foi uma prioridade da gestão, necessária para elevar a qualidade do ensino”, disse. 

De acordo com o coordenador de Suportes e Redes da Ufac, Jerbisclei Silva, a nova rede de internet tem cem megabits de potência, com pontos de transmissão em todos os blocos do campus. “Em 2013 a internet do campus Floresta era via satélite, mas muito lenta”, contou. “Em 2014 conseguimos implantar uma internet de 20 megabits.” 

Para utilizar a rede eduroam é preciso cadastrar usuário e senha por meio do Portal do Aluno no site da Ufac. “O usuário será redirecionado para página de solicitação de senha. Depois é preciso informar CPF e e-mail cadastrado no portal. Chegará um link no e-mail do usuário, solicitando o cadastramento de uma senha pessoal”, explicou o coordenador. “Não recomendamos informar essa senha para outras pessoas, por questão de segurança.” 

O subprefeito do campus Floresta, Arthesson da Cruz, acrescentou que quem utiliza o serviço Ufac Air não precisa recadastrar-se, podendo utilizar os mesmo nome de usuário e senha na nova rede. “Mas os terminais do campus podem ser usados para mudar a senha ou fazer uma nova, para quem precisar”, informou.