Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac lança Pibid e programa de Residência Pedagógica

Ufac lança Pibid e programa de Residência Pedagógica

publicado: 13/09/2018 11h50, última modificação: 13/09/2018 11h52

A Universidade Federal do Acre (Ufac) conheceu na noite dessa quarta-feira, 12, os quase 700 novos bolsistas dos programas de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica. O lançamento oficial em Rio Branco ocorreu no Teatro Universitário, com as presenças da pró-reitora de Graduação e reitora em exercício, Ednaceli Damasceno, coordenadores, orientadores, preceptores e supervisores. Em Cruzeiro do Sul, o evento acontece nesta sexta-feira, 14.

“A formação dos nossos professores não se dá somente a partir de conhecimentos acadêmicos”, disse Ednaceli. “A inserção dos alunos dos cursos de licenciatura nas escolas da rede pública é fundamental.”

O Pibid é uma inciativa para aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para educação básica que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por instituições de educação superior, em parceria com escolas do ensino básico da rede pública. Nesta edição do programa, a Ufac contará com 19 coordenadores (docentes da instituição) de 17 áreas, 57 supervisores (professores da rede básica) e 408 bolsistas.

Criado este ano, o Programa de Residência Pedagógica é uma das novas ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e que tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura.

A ideia é promover a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso. Nesta primeira edição, participam do programa na instituição 264 bolsistas residentes, 42 voluntários residentes, 33 professores preceptores (escolas parceiras) e 12 professores orientadores (Ufac). O investimento total é na ordem R$ 2,2 milhões.

“A base desses projetos é a parceria entre a universidade, instituição formadora, e a escola”, acrescentou a reitora em exercício. “O resultado é a melhoria na formação dos nossos futuros professores e no avanço da educação oferecida no nosso Estado.”

A mesa de honra da solenidade de lançamento dos programas contou com as presenças da coordenadora institucional do Pibid, Geórgia Lima; da coordenadora institucional da Residência Pedagógica, Rosane Garcia; do diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Carlos Eduardo Garção; do diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, José Dourado; e da representante da Secretaria de Estado de Educação, Eulenir Araújo.

Ufac lança Pibid e programa de Residência Pedagógica