Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac lança projeto para reestruturação de laboratórios

padrao

Ufac lança projeto para reestruturação de laboratórios

publicado: 07/03/2018 15h36, última modificação: 07/03/2018 15h36

A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou seu mais novo produto do portfólio de projetos estratégicos, na manhã desta quarta-feira, 7, na sala do Órgão dos Colegiados Superiores, no Centro de Convenções do campus-sede.

Intitulado Reestruturação e Modernização de Laboratórios, o projeto vai substituir o Programa de Revitalização de Edificações e Campi, item do planejamento estratégico de 2014-2023 e já totalmente executado pela universidade. A nova estratégia vai levar aos laboratórios um investimento total de R$ 3 milhões.

A execução do projeto está sob a responsabilidade da Vice-Reitoria. “Tudo isso é resultado de um trabalho intenso desenvolvido nos últimos quatro meses”, opinou a vice-reitora Guida Aquino. “Acreditamos que, com esse modelo, envolvendo administração, coordenadores, diretores e pesquisadores, traremos mais autonomia e agilidade à pesquisa na instituição.”

O reitor Minoru Kinpara lembrou as melhorias já feitas na Ufac, como construção do novo Restaurante Universitário e de espaços coletivos, climatização de 130 salas de aula, internet livre no campus, revitalização e ampliação do acervo da biblioteca. “Não esquecemos os laboratórios e, agora, mesmo diante de um cenário de crise, teremos condições de investir nesses espaços que são fundamentais para o desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão na universidade”, disse.

Para o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, a instituição cresceu nos últimos anos, o que gera mais demandas, principalmente no setor de laboratórios. “Nosso objetivo é proporcionar à comunidade universitária laboratórios adequados às suas atividades”, comentou. “Por isso, vamos partir para uma gestão organizacional desses espaços, unindo forças da administração superior com as diretorias de centros e coordenações de cursos.”

A gestão organizacional mencionada pelo pró-reitor diz respeito a uma das etapas fundamentais de execução do projeto, que teve início em fevereiro deste ano, com o desenvolvimento de um sistema na web que será utilizado para o cadastro e acompanhamento atualizado de todos os laboratórios existentes na instituição.

Chamada Prolab, a plataforma estará disponível para cadastramento dos laboratórios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul a partir do dia 30 de março. A expectativa é que, em um mês, todos os espaços práticos de ensino, pesquisa e extensão estejam devidamente cadastrados pelos usuários.

Na próxima segunda-feira, 12, às 9h, o projeto será apresentado em Cruzeiro do Sul.

Etapas e investimentos

A partir do cadastramento de todos os laboratórios, o projeto de reestruturação e modernização seguirá as etapas que incluem o investimento direto de R$ 3 milhões. São elas:

- Aquisição de equipamentos e mobiliário: serão disponibilizados R$ 700 mil para o financiamento de até 28 projetos de grupos de pesquisa ativos na instituição, com lançamento de edital no dia 19 de março;

- Aquisição de equipamentos e mobiliário para cursos sob avaliação do Inep: serão disponibilizados R$ 200 mil para ações prioritárias dos cursos de Música, Engenharia Elétrica, Geografia (bacharelado), História (bacharelado), Letras/Português (Cruzeiro do Sul), Medicina e Saúde Coletiva, em virtude de protocolos de compromisso e visitas do Ministério da Educação agendadas para este ano;

- Projeto, aquisição e montagem de bancadas laboratoriais: serão disponibilizados R$ 500 mil para execução de ações nos novos blocos de pós-graduação, de julho a novembro deste ano;

- Aquisição de insumos: serão liberados até R$ 600 mil através do cartão pesquisador. A previsão de lançamento do edital é para agosto deste ano, com outorga individual para o pesquisador a partir do mês seguinte;

- Manutenção de equipamentos: serão liberados R$ 300 mil através de edital de licitação que será lançado pela Prefeitura do Campus (Prefcam);

- Reforma de espaços físicos: serão liberados R$ 400 mil através de edital de licitação que será lançado pela Prefcam;

- Manutenção de espaços físicos: serão liberados R$ 300 mil através de edital de licitação que será lançado pela Prefcam.

O projeto, vinculado à Vice-Reitoria, está sob a coordenação do diretor de Pós-Graduação, Francisco Pinheiro. A equipe básica é composta por integrantes das pró-reitorias de Planejamento, Graduação, Administração, Pesquisa e Pós-Graduação; da Prefcam; do Núcleo de Tecnologia da Informação e da Assessoria de Comunicação.