Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac lança projeto sobre eficiência energética

padrao

Ufac lança projeto sobre eficiência energética

publicado: 20/02/2018 16h27, última modificação: 20/02/2018 16h27

A Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou, no dia 5 de fevereiro, o projeto de pesquisa e desenvolvimento Eficiência Energética e Uso Racional de Energia Elétrica na Ufac. Essa iniciativa atende ao propósito de pensar a universidade em um horizonte de 20 anos (Ufac20) e atende ao projeto estratégico Gestão de Logística Sustentável, na área de energia elétrica da instituição.

A solenidade de lançamento ocorreu no auditório Pedro Martinello, no campus-sede, em Rio Branco, e contou com a presença da vice-reitora Guida Aquino, de pró-reitores, de professores do curso de Engenharia Elétrica da Ufac e de representantes da Eletrobras-AC.

O projeto, elaborado pelo Centro de Excelência em Energia do Acre (Ceeac), foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e irá beneficiar o campus de Rio Branco, com recursos da ordem de R$ 2.172.954,50, para ações de pesquisa e eficiência energética.

Entre os objetivos do projeto, estão a disseminação da cultura de eficiência energética para a comunidade acadêmica e a redução entre 5% e 10% na conta de energia da Ufac. Para isso, será instalada uma usina solar (fotovoltaica) com capacidade de 75 quilowatts-pico e a substituição de 14.255 lâmpadas por lâmpadas de LED, mais eficientes no consumo.

Segundo o diretor-presidente do Ceeac, Antônio Viera de Melo Neto, o impacto econômico estimado é de R$ 50 mil anualmente. “É um projeto-piloto; por isso, o impacto não é tão significativo, mas haverá redução na conta de energia”, disse. “O principal objetivo é estimular a universidade e mostrar à comunidade acadêmica que existe possibilidade para redução dos custos com energia elétrica.”

Na solenidade de lançamento, a vice-reitora Guida Aquino destacou a importância do projeto para a área de pesquisa e pós-graduação da Ufac. “Acreditamos que o Centro de Excelência em Energia do Acre já está dando os primeiros passos e que, com certeza, vai contribuir muito, não só para a área de sustentabilidade energética, como para outros projetos que virão para alavancar a universidade com grandes pesquisas”, disse. Ela ressaltou a marca de dez cursos promovidos pelo centro durante o ano de 2017.

Também compuseram o dispositivo de honra, no lançamento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista; o coordenador do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica da Ufac, José Alberto Araújo Monteiro; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, José Ronaldo Melo; o pró-reitor de Planejamento da Ufac e conselheiro do Ceeac, Alexandre Hid; o presidente da Eletrobras-AC, Ricardo Alexandre Xavier Gomes.

Bolsas

A mão de obra para o projeto virá da própria comunidade acadêmica. Professores do curso de Engenharia Elétrica e de outros cursos, bem como alunos, contam com bolsas de estudo pagas pelo projeto. A previsão é que, no auge, 15 alunos estejam atuando no projeto, recebendo bolsa de estudo.

O projeto prevê, ainda, a instalação de um centro de monitoração de consumo, que será instalado no Ceeac. Para isso, serão instalados medidores nos blocos e será possível traçar um perfil de consumo da comunidade acadêmica.

Curso

Para marcar o lançamento do projeto, foi realizado o curso Eficiência Energética: Conceitos Básicos. Destinado à comunidade acadêmica em geral, visou introduzir conceitos essenciais de eficiência energética e conscientizar o público para a importância do tema.

Os conceitos básicos contemplados no curso são: eficiência energética nas residências; energia, sociedade e meio ambiente; fontes energéticas, energias renováveis; tecnologias do setor elétrico; eficiência na indústria, comércio e agricultura; arquitetura e eficiência energética. Também contou com apresentação de estudos de caso e outros aspectos de eficiência presentes nos transportes e políticas de uso eficiente de energia.