Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac promove encontro de tecnólogos em heveicultura

Ufac promove encontro de tecnólogos em heveicultura

publicado: 24/08/2018 15h31, última modificação: 28/08/2018 14h16

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu a cerimônia de abertura do 1º Encontro de Tecnólogos em Heveicultura, no Centro de Convenções do campus-sede, na tarde dessa quinta-feira, 23. O evento, que termina neste sábado, 25, reúne ex-alunos e professores do curso que foi a base para desenvolvimento da área de ciências agrárias na Ufac.

O objetivo maior do encontro é congregar os egressos do curso. A expectativa dos organizadores é reunir cem participantes, entre ex-alunos e professores. São esperados participantes de várias partes do Brasil.

Para o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista, quem ganha com esse registro é a Ufac. “Sou filho de produtor rural, que ainda reside na zona rural e até hoje faz extração do látex; tecnólogos em heveicultura ajudaram com plantações nos seringais”, afirmou. “O curso de Engenharia Agronômica hoje conta com mestrado e doutorado; tudo começou com o curso de Heveicultura.”

Os tecnólogos em heveicultura tiveram papel importante em programas do governo federal de fomento à indústria do látex no Brasil. O Programa de Incentivo à Produção de Borracha Natural oferecia financiamento para implantação da cultura. A maioria dos profissionais foi absorvida pelo mercado de trabalho e muitos deixaram o Acre logo após conclusão do curso.

Componente da comissão organizadora do encontro, Maria da Glória Magalhães de Freitas é um exemplo de profissional formada que recebeu oferta de emprego fora do Estado. Ela conta que, um mês após terminar o curso, foi trabalhar na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Governo do Amazonas, onde ficou por 14 anos.

“O curso tinha esse papel de suprir o mercado de trabalho”, disse Maria. “Queremos, com esse encontro, estreitar os laços que estavam só nas nossas boas lembranças e estreitar nossa afetividade. Também queremos discutir o crescimento pessoal provocado pelo curso em nossas vidas.”

A programação do encontro prevê, entre outras atividades, uma visita guiada pelo campus de Rio Branco.

Curso de Heveicultura

A oferta do curso de Tecnologia em Ciências Agrárias na modalidade em Heveicultura começou na Ufac no ano de 1977. O curso tinha duração de dois anos e meio; foi regulamentado pelo Ministério da Educação em 1979, pelo decreto presidencial n.º 83.297. A última turma foi concluída em 1991, tendo formado 271 tecnólogos em heveicultura durante todo o período.

I Encontro de Tecnólogos em Heveicultura