Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac realiza 1º Congresso de Física
conteúdo

Notícias

Ufac realiza 1º Congresso de Física

publicado: 25/09/2018 11h17, última modificação: 25/09/2018 11h18

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou na tarde desta segunda-feira, 24, abertura do 1º Congresso de Física, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus-sede. Com o tema “Pesquisas Físicas na Amazônia Ocidental”, o evento foca no ensino de física e no campo de atuação do físico bacharel no mercado de trabalho. Além disso, pretende aprofundar conhecimentos sobre a atuação dos físicos em áreas estratégicas tais como geofísica, sismologia e medicina.

A programação do congresso conta com palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas. O evento é realizado pelo curso de graduação em Licenciatura em Física, em parceria com o mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). É formado por dois eventos; a Semana Acadêmica de Física e o Seminário do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), unindo graduação e pós-graduação.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida de Lima Carvalho, estava representando a reitora da Ufac, Guida Aquino. Ela destacou que o evento trata de ensino, pesquisa e extensão. “São eventos como esse que trazem resultados salutar para a Universidade Federal do Acre”, disse a Pró-Reitora.

“Precisamos instrumentalizar os laboratórios e adequá-los para que possamos desenvolver pesquisa e ensino nessas áreas. Pois nossos professores precisam de laboratórios experimentais para trazer esses jovens que estão lá no ensino médio para se interessar pela física”, disse Margarida.

Participaram também da mesa de honra o coordenador de Geofísica do Centro de Pesquisa da Petrobrás, Mateus Góes Castro Meira; o coordenador da Rede Brasileira de Sismologia, Sérgio Luiz Fontes; o diretor de comunicações da Sociedade de Engenheiros de Petróleo seção Macaé, Eduardo Neiva; a coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Física, Bianca Martins Santos e o coordenador do Curso de Física, Antônio Romero da Costa Pinheiro.

A palestra de abertura do evento, “Nos caminhos de um líder”, foi ministrada por Mauro José Teixeira Destri, consultor da Destri Consulting/Coach. Ele já foi coordenador de Investimentos de Capital da Petrobrás, coordenador da Mega Projetos de Investimentos e Novas Plataformas, gerente do ativo de produção Norte e Nordeste na Bacia de Campos, gerente de ativo de produção de Urucu, em Manaus e até hoje atua como consultor independente.

Um novo curso: Geofísica

O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), Carlos Eduardo Garção de Carvalho, destacou que a temática geofísica, que será tratada no evento, está de acordo com o planejamento da criação de uma nova modalidade de graduação em Física.

“O curso de Bacharelado em Física com ênfase em Geofísica já está aprovado pelo CCBN e está sendo tramitado nas instâncias superiores para ter início no próximo ano. A criação desse curso tem apoio indispensável da Administração Superior, na consolidação dos laboratórios, na estruturação e na contratação de docentes especialistas”, disse Garção.

I Congresso de Física da UFAC