Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac realiza abertura do 5º Seminário do Pibid

padrao

Ufac realiza abertura do 5º Seminário do Pibid

publicado: 06/03/2018 11h58, última modificação: 06/03/2018 12h01

A Universidade Federal do Acre (Ufac), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realizou na noite dessa segunda-feira, 5, a cerimônia de abertura do 5º Seminário Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Com o tema “Pibid +10: Avanços da Iniciação à Docência”, o evento acontece até quarta-feira, 7, no Teatro Universitário e no Centro de Convenções da Ufac, no campus-sede, em Rio Branco.

O seminário pretende, entre outras coisas, mostrar os desafios pedagógicos da escola contemporânea no âmbito da educação superior, além de avaliar as ações desenvolvidas para o ensino de qualidade e a formação docente inicial e contínua.

O pró-reitor de Graduação, Carlos Paula de Moraes, estava representando o reitor da Ufac, Minoru Kinpara. Segundo ele, o evento marca a conclusão de um ciclo na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), mas não encerra a caminhada. “A universidade mudou nestes últimos anos, mas não podemos ficar olhando para trás. Temos que olhar para frente sem esquecer o que éramos, mas olhar para o horizonte do que queremos”, disse. “A Prograd tem cinco grandes metas que estão no Plano de Desenvolvimento Institucional; até 2019, um deles é elevar a qualidade dos nossos cursos de licenciatura.”

Moraes também comentou o corte de orçamento sofrido pelas universidades públicas. Segundo ele, o grande índice de aprovação e as melhorias qualitativas da Ufac não refletem em aumento de recursos para a instituição. “A universidade pública nunca passou por um desafio tão grande quanto o que está se configurando atualmente. Agora é tempo de união entre docentes, discentes e gestão para lutar pelo ensino público.”

Durante a solenidade, houve a apresentação do planejamento da Prograd, relacionado ao Pibid da Ufac, a cargo do coordenador de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/Ufac, Alexandre Melo de Souza. Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser acessadas no site do evento: www.even3.com.br/VPIBIDUFAC.

A mesa de honra também foi composta pela representante da Secretaria Estadual de Educação, Rubia de Abreu Cavalcante; pelo representante da Secretaria Municipal de Educação, Hildo Montysuma; e pela coordenadora-geral do Pibid/Ufac, Geórgia Pereira de Lima.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência oferece bolsas aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio em escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4.