Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac realiza aula inaugural de Dinter em Filosofia

Ufac realiza aula inaugural de Dinter em Filosofia

publicado: 18/04/2018 11h11, última modificação: 18/04/2018 11h11

O doutorado interinstitucional (Dinter) em Filosofia, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Universidade de São Paulo (USP), teve início na segunda-feira, 16, com aula inaugural no anfiteatro Garibaldi Brasil.

O Dinter em Filosofia foi aprovado em novembro de 2016, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a seleção de oito doutorandos realizada em julho do ano passado.

O objetivo do programa é qualificar, por meio de titulação, docentes efetivos da instituição e fixar doutores na Amazônia. O programa de pós-graduação em Filosofia da USP tem conceito máximo na avaliação da Capes, além de ser o mais antigo da área no país.

“Para se ter uma ideia, entre 2014 e 2017, 50 egressos do nosso curso se tornaram professores de universidades fora de São Paulo”, disse o coordenador do Dinter na USP, professor Moacyr Novaes. “Agora, através desse Dinter, temos a oportunidade de manter essa vocação de multiplicação do quadro.”

Novaes ministrou a palestra “Para a Formação do Leitor: Diálogo e Metafísica nas ‘Confissões’ de Agostinho” e participou, nessa terça-feira, 17, do painel de apresentação dos projetos de pesquisa dos doutorandos Aristides Moreira, Carlos Paula, Eduardo Pitt, Leidam Rogério, Guilherme Cunha, Maria Ivanilda e Manoel Coracy Sabóia.

Estiveram na solenidade a reitora Guida Aquino; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista; o coordenador local do Dinter, João Lima; além de alunos e docentes.

Aulas

Os doutorandos, professores da Ufac e do Instituto Federal do Acre (Ifac), deverão cumprir créditos presenciais e obrigatórios na USP. Para Rio Branco está programada a oferta de três créditos suplementares e optativos, sendo o primeiro deles o seminário de pesquisa, que ocorre de 18 a 20 deste mês, com o professor João Virgílio Cuter (USP). “O seminário visa a uma introdução à pesquisa em filosofia, através da análise de três textos curtos de Ludwig Wittgenstein”, resumiu Cuter.

Ufac realiza aula inaugural de Dinter em Filosofia