Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac recebe mudas de plantas medicinais certificadas

Ufac recebe mudas de plantas medicinais certificadas

publicado: 05/09/2018 16h11, última modificação: 05/09/2018 16h11

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu, na tarde dessa terça-feira, 4, doação de mudas de nove espécies de plantas medicinais certificadas do Núcleo de Fitoterápicos, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Ceará. As mudas passam por processo de aclimatação no viveiro do Parque Zoobotânico e serão utilizadas para criação do horto de plantas medicinais da Ufac.

A doação foi viabilizada pelo professor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD) da Ufac, Dayan Marques, que realizou visita técnica no começo deste ano ao projeto Farmácia Viva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Ele é responsável, juntamente com a professora Anne Grace Marques, pelo desenvolvimento do projeto do horto de plantas medicinais da Ufac.

O projeto está no início e tem um longo caminho até a produção do primeiro medicamento fitoterápico, que é uma das metas. Segundo Dayan Marques, para que isso ocorra, é preciso ter uma grande quantidade de plantas sendo produzidas, e a base de tudo são mudas de qualidade, com referência na literatura.

“A partir dessas plantas, que são mudas certificadas, vamos propagar e montar o horto de plantas medicinais da Ufac”, afirmou. “Essas mudas trazidas da UFC confirmam que estamos trabalhando com a planta descrita na literatura, com todos os estudos taxinômicos e fitoquímicos que comprovam a atividade farmacológica da planta.”

Para a professora Anne Grace, a criação do horto vai possibilitar aulas práticas sobre o tema, tornando a disciplina mais atrativa. “Os alunos do curso de Enfermagem, futuros enfermeiros, sairão com esta ideia: com uma orientação técnica e científica de como utilizar as plantas e orientar a comunidade no uso correto dos medicamentos fitoterápicos”, disse.

Conforme os organizadores do projeto, a criação de um horto de plantas medicinais na Ufac possibilita a realização de aulas práticas de campo com capacitação para alunos dos cursos do CCSD. Pode ser utilizado como apoio à pesquisa dos cursos de pós-graduação em Saúde Coletiva; Ciência Inovação e tecnologia para Amazônia; Rede Bionorte; Ecologia e Manejo de Recursos Naturais e áreas afins. Também garante condições de pesquisar as plantas usadas como medicinais pela população do Estado do Acre.

Projeto Farmácia Viva