Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Ufac trabalha com desidratador solar de frutas no Juruá
conteúdo

Notícias

Ufac trabalha com desidratador solar de frutas no Juruá

publicado: 04/12/2018 14h32, última modificação: 04/12/2018 14h32

A Universidade Federal do Acre (Ufac), através do Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá e do Laboratório Solo, Planta, Atmosfera, instalou o primeiro desidratador solar de frutas no Vale do Juruá, em cooperação com o sítio Coração de Mãe. A ideia é desenvolver uma nova linha de produto na propriedade: o abacaxi seco, com maior valor agregado e durabilidade. 

O desidratador foi adaptado de modelo apresentado pelo professor José Lama, o Pepe, durante visita técnica realizada em Cuba e organizada pelo Instituto de Investigações Fundamentais em Agricultura Tropical Alejandro de Humboldt e pela Universidade de Camaguey.

O sítio é conduzido pela família de Francisco Souza, conhecido como Sansinha. Ele é agricultor familiar de Cruzeiro do Sul; entre outras ocupações, trabalha com a cultura do abacaxizeiro. 

A ação faz parte do projeto Tecnologias Agroecológicas de Referência, Educação Profissional para Conservação da Sociobiodiversidade e Formação Participativa de Recursos Humanos para Agroecologia na Amazônia Ocidental: Território da Cidadania do Vale do Juruá, Acre.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Educação; e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República são financiadores do projeto. 

A atividade foi coordenada pelos professores Eduardo Mattar, Leandro da Cruz e Elízio Frade; contou com a participação dos discentes Aniquely Morais, Thiago Santos, Vagner Dias, Antônia Jerlene, Luan dos Santos, Willy Queiroz , Alen Oliveira, Endrio da Silva, Nicolas Ferreira, Poliane Pinho e Andreina Guimarães.